Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
Referências para construção do seu currículo em tecnologia e computação da educação básica
Referências para construção do seu currículo em tecnologia e computação da educação profissional técnica
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave
Educação Básica
Infantil e Fundamental Ensino Médio
Educação Profissional Técnica
Tecnologia e Computação Ciência de Dados
Clique aqui e acesse as competências do currículo
Baixe o Currículo da Educação Profissional Técnica em PDF
Baixe o guia de implementação em PDF
Baixe o projeto pedagógico do curso em PDF

Webinários e podcasts

Webinário 24-09-2020

Apresentação do currículo de referência pelos profissionais envolvidos em seu desenvolvimento

Podcast 02-10-2020

Podcast com a participação de Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, e Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, sobre o Currículo de Referência – Educação Profissional Técnica em Tecnologia e Computação

Apresentação Currículo Educação Profissional Técnica

O que é um currículo de educação profissional para o EM e por que Ciência de Dados?
O referencial curricular para a formação técnica em Ciência de Dados, desenvolvido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, tem como objetivo oferecer às redes e escolas apoio na implementação da Educação Profissional Técnica em Nível Médio – formação técnica e profissional. Essa formação é uma oportunidade ao/à jovem que ingressa no ensino médio e pode planejar sua vida e carreira em áreas que estão em evidência e com crescimento no mercado de trabalho. Para tanto, a escolha de Ciência de Dados não é por acaso, pois considera a relevância que o trabalho com dados se faz em todos os setores da sociedade na atualidade e para o futuro, bem como as possibilidades de inserção do jovem no mercado de trabalho relacionado à Ciência de Dados.
Ciência de Dados não é um título que consta no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) do Ministério da Educação, sendo, portanto, considerado experimental. Contudo, as redes podem ofertá-lo, desde que aprovado em seus respectivos Conselhos Estaduais de Educação (CEE) e, posteriormente, submetê-lo ao MEC para inclusão do título no catálogo, conforme legislação vigente (Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional e Tecnológica).
Por que é experimental e quais as implicações?
Para quem é?
Este referencial curricular é para as redes de ensino que desejam implementar a educação profissional para estudantes do ensino médio (concluintes ou em formação). As temáticas desenvolvidas nele trazem propostas atuais e de interesse dos/das jovens no mundo contemporâneo. Além de contribuir para que gestores/as e docentes possam trabalhar com conteúdos significativos e experiências de aprendizagem inovadoras, no intuito de impactar os/as estudantes de forma positiva como cidadãos, cidadãs e profissionais.
Este currículo em Ciência de Dados apresenta a relação entre as competências de suas unidades curriculares e as competências das áreas do saber da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permitindo às redes construírem seus currículos alinhados aos conhecimentos e habilidades propostas nela. Além disso, também apresenta relação com os eixos estruturantes da BNCC (investigação científica, processos criativos, empreendedorismo, mediação e intervenção cultural). Com o novo ensino médio, os/as estudantes devem se sentir estimulados/as e preparados/as, com uma formação qualificada para o mercado de trabalho ou para seguir os estudos de nível superior. Portanto, este currículo incentiva tanto a criação de projetos, o acesso, a disseminação e produção de informações, quanto a produção de conhecimento, a resolução de problemas e a prática do protagonismo e da autoria na vida pessoal e coletiva do/da estudante, principalmente no que corresponde ao uso de dados.
Qual a relação com a BNCC e o Novo EM?
Qual a relação com o CNCT e as ocupações da CBO?

O alinhamento pedagógico de Ciência de Dados se dá no eixo Informação e Comunicação do CNCT, embora o título ainda não conste no catálogo, como informado anteriormente. Além disso, o/a Técnico/a em Ciência de Dados está relacionado diretamente às ocupações do Classificação Brasileira de Ocupações (CBO):

  • 2123-5 - Administrador de banco de dados;
  • 2124-20 - Analista de suporte de banco de dados.

Contudo, devido à interlocução do título com o eixo de informação e comunicação, fortemente com a tecnologia de informação, muitas outras ocupações podem ser relacionadas com o profissional técnico em Ciência de Dados no futuro.

Para uma formação técnica, é muito importante que os/as estudantes possam receber certificações intermediárias para que, assim, se insiram no mundo do trabalho durante sua formação com certificações desejadas no mercado de trabalho. As certificações do curso são: Assistente em Gestão de Dados; Assistente em Big Data; e Assistente em Análise de Dados. As redes, portanto, poderão organizar seus currículos a fim de possibilitar aos/às estudantes explorar opções para o trabalho a partir das competências desenvolvidas em cada uma das certificações destacadas acima. Ou podem ainda oferecê-las como formação inicial e continuada (FIC).
Quais as vantagens de um currículo estruturado com certificações intermediárias?
Como aplicar?

As redes de ensino podem aplicar este currículo de duas formas:

  • Itinerário formativo de formação técnica e profissional: para a formação completa, o/a jovem deve perpassar todas as unidades curriculares (UC), concluir os três eixos e, com isso, obter o título de Técnico/a em Ciência de Dados.
  • Formação Inicial e Continuada (FIC): as redes podem ofertar as unidades curriculares de um eixo por vez, assim o/a estudante pode obter certificações intermediárias; poderá ainda ofertar as unidades curriculares como eletivas e compor diferentes arranjos para os itinerários;
  • Oferecer as UC como eletivas.
O currículo está na sua primeira versão e, com a contribuição de diversos profissionais, ele pode ser cocriado e atualizado. Portanto, envie suas dúvidas e colaborações sobre os conteúdos e conte para gente sobre as experiências de implementação do currículo na sua escola e/ou rede de ensino. Utilize o formulário de contato para isso. Contamos com o seu apoio!
Quer contribuir?
Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.