Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave

Sobre o Currículo Educação Básica

O que é?


Esta plataforma do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação e do Currículo de Referência – Itinerário Formativo em Tecnologia e Computação foi desenvolvida pelo CIEB para auxiliar gestores(as) e docentes na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da educação infantil ao ensino médio, contemplando os temas tecnologia e computação.

Todo o seu conteúdo está apresentado em dois documentos conceituais que foram desenvolvidos para apoiar as redes de ensino e as escolas de educação básica para que incluam em suas propostas curriculares os temas de tecnologia e computação, sobretudo a partir da lógica de resolução de problemas.

Nestes documentos são apresentadas não apenas habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos e alunas, mas também práticas pedagógicas para ajudar os(as) professores(as) a pensar como trabalhar cada conteúdo em sala de aula, de acordo com o ano e série correspondente.

Foram elaborados a partir da análise de referências curriculares nacionais, como a BNCC, e internacionais, que contemplam as tecnologias e as premissas da computação como conteúdos essenciais para se trabalhar com os(as) alunos(as).

Por tratar-se de materiais de referência, buscam apontar de forma propositiva e colaborativa diversas sugestões que podem servir de inspiração para gestores(as) das redes e professores trabalharem suas propostas curriculares de forma autônoma e qualificada frente ao importante desafio de implementar a BNCC. Importante destacar que estes currículos poderão ser revisados sempre que necessários para realizar as atualizações e aprimoramentos a partir de sua implementação.

Baixe o Currículo Educação Básica
Ensino Infatil e Fundamental em PDF

Clique aqui

Baixe o Currículo Educação Básica
Ensino Médio

Clique aqui

Os currículos estão nas suas primeiras versões e, com a contribuição de diversos profissionais, eles podem ser cocriados e atualizados. Portanto, envie suas dúvidas e colaborações sobre os conteúdos e conte sobre as experiências de implementação dos currículos na sua escola e/ou rede de ensino. Utilize o formulário de contato para isso. Contamos com o seu apoio!

Objetivos


Oferecer diretrizes e orientações para apoiar redes de ensino a incluir os temas tecnologia e computação nos seus currículos, de forma a promover o direito de aprendizagem dos(as) alunos(as).
Auxiliar os(as) gestores(as)s na identificação da infraestrutura e dos recursos humanos necessários para se trabalhar nas escolas as temáticas dos currículos de referência.
Apoiar as escolas na revisão de seus projetos políticopedagógicos, propondo o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
Inspirar professores(as) com materiais de referência e práticas pedagógicas inovadoras que abordem conceitos da computação e utilizem tecnologia para aperfeiçoar a atuação pedagógica docente no contexto escolar.
Oferecer diretrizes para professores(as) e comunidade escolar com sugestões de avaliação que permitam averiguar a aprendizagem dos(as) alunos(as) em relação aos conceitos e práticas trabalhadas em sala de aula.
Promover uma aprendizagem mais contemporânea e significativa para os(as) alunos(as) a partir do uso e da criação de tecnologia e também do estudo dos conceitos de computação.

Estruturas


Ed. Infantil ao Ensino Fund. II

Etapas da Educação
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Eixos
Cultura Digital
Tecnologia Digital
Pensamento Computacional
Conceitos
Letramento Digital
Representação de Dados
Abstração
Cidadania Digital
Hardware e Software
Algoritmos
Tecnologia e Sociedade
Comunicação e Redes
Decomposição
Reconhecimento de Padrões
Habilidades
Práticas
Alinhamento com a BNCC
Avaliação
Materiais de Referência
Nível de Maturidade Escola
Nível de Maturidade Docente

Ensino Médio

Etapas da Educação
Ensino Médio
Eixos
Cultura Digital
Tecnologia Digital
Pensamento Computacional
Unidades Curriculares
Essenciais
6 UCs
4 UCs
4 UCs
Eletivas
4 UCs
4 UCs
4 UCs
Competências
Recursos necessários
Temáticas
Atitudes
Conhecimentos
Habilidades
Práticas sugeridas
Indicadores de avaliação
Perfil docente
Sugestões de materiais de apoio

Habilidades


As habilidades representam o que os(as) alunos(as) precisam desenvolver em relação a cada conceito do currículo, ano a ano. Cada habilidade tem um código identificador único, dividido em quatro partes: o eixo, o ano a que se aplica, o conceito e a unidade (número sequencial) da habilidade.

XX
00
XX
00
Eixo
Ano
Conceito
Unidade

Na habilidade PC03AB01 - Compreender a distinção entre dado e informação, representando-os de maneiras alternativas (números, instruções ou imagem), lê-se o código:

PC
03
AB
01
Eixo Pensamento Computacional
3° ano do ensino fundamental
Conceito Abstração
Primeira habilidade referente a este conceito

Competências


As competências representam o que os(as) alunos(as) precisam desenvolver em relação a cada unidade curricular do currículo, ano a ano. Cada competência tem um código identificador único, dividido em quatro partes: o eixo, a unidade curricular a que se aplica, o conceito e a unidade (número sequencial) da competência.

XX
EM
XX
00
Eixo
Ano
Unidade Curricular
Unidade

Na competência CDEMAD01 - Produzir conhecimento e conteúdo com base nos multiletramentos, por meio de sinais verbais e não verbais, códigos, a fim de utilizar os recursos digitais e a internet em seu cotidiano, lê-se o código:

CD
EM
AD
01
Eixo Pensamento Computacional
Ensino Médio
Unidade Curricular Autoria Digital
Primeira competência referente a esta unidade curricular
Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.