Apresentação Currículo Educação Básica Ensino Médio

O que é
É um Currículo de referência – Itinerário Formativo em Tecnologia e Computação, que tem como principal objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares.
O currículo atende ao ensino médio, propondo marcos conceituais, inspirações, bases metodológicas e teóricas para a construção do itinerário formativo em tecnologia e computação, constituindo-se em um material de qualidade e útil para que as redes de ensino potencializem o uso de tecnologia no ensino e aprendizagem. Essa ferramenta oferece a gestores(as) e professores(as) um material de excelência, prático e flexível, para que possam trabalhar o itinerário de tecnologia e computação em seus arranjos curriculares e que contribua para desenvolver nos(as) alunos(as) competências e habilidades relacionadas ao tema.
Para quem é
Qual a relação com BNCC
Está em sintonia buscando indicar relações com as competências das áreas da BNCC e as habilidades das unidades curriculares, de modo a poder apoiar na implementação da Base e o que estabelece a 5ª competência geral: 'Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva'. Além disso, este Itinerário considera os eixos estruturantes (Investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção cultural, empreendedorismo) destacados na lei do ensino médio e que foram integrados às unidades curriculares e seu conteúdo.
Por eixos (Cultura Digital, Pensamento Computacional e Tecnologia Digital), que se subdividem em dez conceitos associados. Cada eixo contém unidades curriculares que agrupam competências, conhecimentos, habilidades, atitudes, práticas, indicadores de avaliação e materiais de referência. A organização do currículo segue com indicações de práticas pedagógicas, avaliação, materiais de referências e recursos necessários que podem ajudar os/as docentes no planejamento de sua aula. O material também oferece referências sobre o nível de adoção de tecnologia dos/das docentes quanto à apropriação e o uso da tecnologia.
Como está organizado
Como aplicar
As redes de ensino podem aplicar este currículo a fim de integrar, juntamente à implementação da BNCC, conhecimentos e práticas referentes à tecnologia e computação como itinerário.
O Currículo de referência – Itinerário Formativo em Tecnologia e Computação está na sua primeira versão e, com a contribuição de diversos profissionais, ele pode ser cocriado e atualizado. Portanto, envie suas dúvidas e colaborações sobre os conteúdos e conte para gente sobre as experiências de implementação do currículo na sua escola e/ou rede de ensino. Utilize o formulário de contato para isso. Contamos com o seu apoio!
Contribua