Sobre o Currículo

O que é?


Esta plataforma do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação é uma ferramenta desenvolvida pelo CIEB para auxiliar gestores e professores na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contemplando os temas tecnologia e computação.

Todo o seu conteúdo está apresentado em um documento conceitual que foi desenvolvido para apoiar as redes de ensino e as escolas de educação básica para que incluam em suas propostas curriculares tecnologia e computação, sobretudo a partir da lógica de resolução de problemas.

Neste documento são apresentadas não apenas habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, mas também práticas pedagógicas para ajudar os professores a pensar como trabalhar cada conteúdo em sala de aula, de acordo com o ano correspondente.

Ele foi elaborado a partir da análise de referências curriculares nacionais, como a BNCC, e internacionais, que contemplam as tecnologias e as premissas da computação como conteúdos essenciais para se trabalhar com os alunos.

Por tratar-se de um material de referência, busca apontar de forma propositiva e colaborativa diversas sugestões que podem servir de inspiração para gestores das redes e professores trabalharem suas propostas curriculares de forma autônoma e qualificada frente ao importante desafio de implementar a BNCC. Importante destacar que este currículo poderá ser revisado sempre que for necessário para que se possa realizar as atualizações e aprimoramentos a partir de sua implementação.


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O currículo está na sua primeira versão e, com a contribuição de diversos profissionais, ele pode ser cocriado e atualizado. Portanto, envie suas dúvidas e colaborações sobre os conteúdos e conte para gente sobre as experiências de implementação do currículo na sua escola e/ou rede de ensino. Utilize o formulário de contato para isso. Contamos com o seu apoio!

Objetivos


Oferecer diretrizes e orientações para apoiar redes de ensino a incluir os temas tecnologia e computação nos seus currículos, de forma a promover o direito de aprendizagem dos alunos.
Auxiliar os gestores na identificação da infraestrutura e dos recursos humanos necessários para se trabalhar nas escolas as temáticas do currículo de referência.
Apoiar as escolas na revisão de seus projetos político-pedagógicos, propondo o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.
Inspirar professores com materiais de referência e práticas pedagógicas inovadoras que abordem conceitos da computação e utilizem tecnologia para aperfeiçoar a atuação pedagógica docente no contexto escolar.
Oferecer diretrizes para professores e comunidade escolar com sugestões de avaliação que permitam averiguar a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos e práticas trabalhadas em sala de aula.
Promover uma aprendizagem mais contemporânea e significativa para os alunos, a partir do uso e da criação de tecnologia e também do estudo dos conceitos de computação.

Estrutura

Eixos e conceitos
O currículo está organizado em três eixos, que se subdividem em dez conceitos. Os eixos e conceitos se mantêm os mesmos ao longo de todos os anos que o currículo abrange, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.
Habilidades, práticas e BNCC
Cada conceito promove o desenvolvimento de uma ou mais habilidades, totalizando 147 habilidades específicas deste currículo. Cada uma delas tem indicações de práticas pedagógicas para ajudar o professor no trabalho com os alunos, as quais estão relacionadas com as competências gerais e habilidades propostas pela BNCC.
Avaliação e materiais de referência
A organização do currículo segue com indicações de avaliação, para compreender se o aluno assimilou os conteúdos trabalhados, e indica materiais de referências que podem ajudar o professor no planejamento da sua aula.
Níveis de maturidade da escola e do docente
Por fim, são indicados os níveis de maturidade da escola (emergente, básico, intermediário e avançado) e os níveis de maturidade do docente (básico, intermediário e avançado) quanto ao conhecimento e ao domínio da tecnologia, para que estas sugestões possam potencializar a aprendizagem.
Etapas da Educação
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Eixos
Cultura Digital
Tecnologia Digital
Pensamento Computacional
Conceitos
Letramento Digital
Representação de Dados
Abstração
Cidadania Digital
Hardware e Software
Algoritmos
Tecnologia e Sociedade
Comunicação e Redes
Decomposição
Reconhecimento de Padrões
Habilidades
Práticas
Alinhamento com a BNCC
Avaliação
Materiais de Referência
Nível de Maturidade Escola
Nível de Maturidade Docente

Habilidades


As habilidades representam o que os alunos precisam desenvolver em relação a cada conceito do currículo. Organizadas ano a ano. Cada habilidade tem um código identificador único, dividido em quatro partes: o eixo, o ano a que se aplica, o conceito e a unidade (número sequencial) da habilidade.

XX
00
XX
00
Eixo
Ano
Conceito
Unidade

Na habilidade PC03AB01 - Compreender a distinção entre dado e informação, representando-os de maneiras alternativas (números, instruções ou imagem), lê-se o código:

PC
03
AB
01
Eixo Pensamento Computacional
3° ano do ensino fundamental
Conceito Abstração
Primeira habilidade referente a este conceito