A BNCC

Imagem com a logo da Base Nacional Comum Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instituída em 22 de dezembro pela Resolução CNE/CP nº 2, de acordo com o Ministério da Educação, é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

A BNCC integra a política nacional da Educação Básica e se constitui como referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes de ensino de todo o país, assim como para as propostas pedagógicas das escolas.

Relação com o Currículo


Cada uma das habilidades do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação se relaciona com uma ou mais competências gerais e habilidades da BNCC. Espera-se, com isso, contribuir de forma prática e objetiva com a construção de um currículo integrado e integrador, como proposto pela própria BNCC, enfatizando conceitos de tecnologia e computação, fundamentais para o desenvolvimento de cidadãos críticos e responsáveis na sociedade contemporânea. Assim, este currículo pode ser trabalhado tanto como uma área de conhecimento específica, quanto de forma transversal, sem a necessidade de se criar um componente curricular próprio.