Lista de Habilidades da BNCC

Educação Infantil

Corpo, gestos e movimentos


[ EI03CG05 ] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e n...

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações


[ EI03ET01 ] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
[ EI03ET02 ] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobr...
[ EI03ET04 ] Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (dese...
[ EI03ET05 ] Classifcar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Ensino Fundamental

Arte


1°- 5° [ EF15AR05 ] Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborat...
1°- 5° [ EF15AR10 ] Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, d...
1°- 5° [ EF15AR24 ] Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e h...
1°- 5° [ EF15AR26 ] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogo...
6°- 9° [ EF69AR02 ] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e ...
6°- 9° [ EF69AR06 ] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interess...
6°- 9° [ EF69AR35 ] Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar,...

Ciências


[ EF02CI01 ] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos...
[ EF02CI02 ] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidia...
[ EF02CI04 ] Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vid...
[ EF07CI01 ] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluçõ...
[ EF07CI06 ] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotid...
[ EF07CI11 ] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes...

Educação Física


3°- 5° [ EF35EF08 ] Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos ...
6°- 7° [ EF67EF01 ] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valoriz...
6°- 7° [ EF67EF02 ] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em funçã...

Ensino Religioso


[ EF07ER05 ] Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa entre as reli...
[ EF08ER01 ] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e atitudes pess...
[ EF08ER07 ] Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes denominações...

Geografia


[ EF02GE09 ] Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e...
[ EF03GE08 ] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo...
[ EF05GE05 ] Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecno...
[ EF05GE06 ] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.
[ EF05GE09 ] Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando mapas te...
[ EF06GE13 ] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmic...
[ EF07GE08 ] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológi...
[ EF08GE13 ] Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracteriza...
[ EF09GE11 ] Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industr...

História


[ EF01HI05 ] Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outr...
[ EF02HI09 ] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no â...
[ EF03HI09 ] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitai...
[ EF03HI11 ] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo,...
[ EF04HI08 ] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, ...
[ EF05HI04 ] Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à plu...
[ EF06HI01 ] Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização...
[ EF07HI01 ] Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, c...
[ EF09HI25 ] Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da socied...
[ EF09HI33 ] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo ...

Língua Inglesa


[ EF09LI01 ] Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argu...
[ EF09LI08 ] Explorar ambientes virtuais de informação e socialização analisando a qualidade ...

Língua Portuguesa


[ EF01LP20 ] Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convi...
1°- 2° [ EF12LP02 ] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), t...
1°- 2° [ EF12LP08 ] Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fot...
1°- 5° [ EF15LP06 ] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos c...
1°- 5° [ EF15LP07 ] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do p...
1°- 5° [ EF15LP08 ] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publica...
1°- 5° [ EF15LP09 ] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser...
[ EF02LP13 ] Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre out...
[ EF03LP11 ] Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, ins...
[ EF03LP26 ] Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e...
3°- 5° [ EF35LP04 ] Inferir informações implícitas nos textos lidos.
3°- 5° [ EF35LP09 ] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as n...
3°- 5° [ EF35LP15 ] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações viv...
[ EF04LP20 ] Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de ap...
[ EF05LP05 ] Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo ...
[ EF06LP08 ] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades constituídas e...
[ EF06LP12 ] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), r...
6°- 9° [ EF69LP15 ] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fa...
6°- 9° [ EF69LP38 ] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentaçã...
[ EF07LP14 ] Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalizaç...
[ EF08LP14 ] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e ref...
8°- 9° [ EF89LP02 ] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e text...
8°- 9° [ EF89LP04 ] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, ar...
[ EF09LP03 ] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumin...

Matemática


[ EF01MA01 ] Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes...
[ EF01MA09 ] Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio d...
[ EF02MA02 ] Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de o...
[ EF02MA07 ] Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de ...
[ EF02MA08 ] Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, co...
[ EF02MA12 ] Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os d...
[ EF02MA22 ] Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de dupla entr...
[ EF02MA23 ] Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três variáveis...
[ EF03MA03 ] Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo m...
[ EF03MA05 ] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver prob...
[ EF03MA06 ] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de junta...
[ EF03MA12 ] Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e...
[ EF03MA16 ] Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadric...
[ EF03MA17 ] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
[ EF03MA28 ] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elem...
[ EF04MA03 ] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração...
[ EF04MA05 ] Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
[ EF04MA08 ] Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples d...
[ EF04MA11 ] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um ...
[ EF04MA20 ] Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utili...
[ EF04MA27 ] Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos...
[ EF04MA28 ] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados...
[ EF05MA01 ] Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com ...
[ EF05MA02 ] Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das p...
[ EF05MA08 ] Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e ...
[ EF05MA19 ] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área...
[ EF05MA22 ] Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando ...
[ EF05MA25 ] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados ...
[ EF06MA04 ] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indi...
[ EF06MA23 ] Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de...
[ EF07MA05 ] Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos
[ EF07MA06 ] Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma estrutura ...
[ EF07MA07 ] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolver um grup...
[ EF07MA13 ] Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para express...
[ EF07MA14 ] Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo que o concei...
[ EF07MA37 ] Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela ...
[ EF08MA03 ] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a aplicação do ...
[ EF08MA04 ] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o u...
[ EF08MA06 ] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico de expressõ...
[ EF08MA09 ] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possam ser repr...
[ EF08MA10 ] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e ...
[ EF08MA11 ] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um al...
[ EF09MA03 ] Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes racionário...
[ EF09MA04 ] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica...
[ EF09MA05 ] Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicaçã...