22 habilidades encontradas para programa.
Etapas da Educação
Conceitos
Educação Infantil
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
computador dispositivo tablets
Educação Infantil
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[EI03ET04] Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas lingua...

Palavras-chave:
algoritmo problema sequência
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico explorar hardware recursos digitais software tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
computador cuidado expressar inteligência programa
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar instruções programa softwares
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[EF02MA07] Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a...

Palavras-chave:
algoritmo iterações problema repetição
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
programa
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
programa
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

Palavras-chave:
colaborativa colaboração conhecimentos digital linguagens midiáticas software texto
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo linguagem número natural problema programação visual pseudolinguagem
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo desvios condicionais experienciar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo depurar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[EF69AR02] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os n...

[EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

Palavras-chave:
algoritmo interface programação visual
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

[EF07MA13] Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, pa...

[EF07MA05] Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma linguagem problema programação programação visual
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
compilador código binário linguagem de máquina linguagem de programação programa transformação
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo linguagem de programação porcentagens problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo equações polinomiais fluxograma linguagem de programação problema sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

[EF69AR35] Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais par...

Palavras-chave:
animações programação recursos digitais sobreposição de imagens software tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...

Palavras-chave:
algoritmo notação científica números reais operações problema recursividade recursão
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[EF09MA05] Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia d...

Palavras-chave:
algoritmo educação financeira funções porcentagens problema programa recursão tecnologia variável
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[EF09MA03] Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes ...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo expoente racionário números reais potência programas modulares reusabilidade
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:
Palavras-chave:
código linguagens de programação programação