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12 habilidades encontradas e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para textos.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD02LD02 - Produzir textos curtos em meio digital
BNCC:

[ EF02LP13] Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, ...

Palavras-chave:
digital texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD02HS02 - Compreender o conceito de aplicativos como diferentes tipos de software
BNCC:

[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...

Palavras-chave:
aplicativo celular digital internet software texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC02AB01 - Reconhecer os diferentes tipos de dados
BNCC:

[ EF02MA22] Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de ...

[ EF02MA23] Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três...

Palavras-chave:
dado tabela texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD01 - Investigar e experimentar novos formatos de leitura da realidade
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
digital leitura problema tecnologia vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD02 - Pesquisar, acessar e reter informações de diferentes fontes digitais para autoria de documentos
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
autoria dado digital expressar programa software texto vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD03 - Usar softwares educacionais
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
explorar mídia programa software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC03AB03 - Criar diagramas/fluxogramas para expressar soluções de um problema ou facilitar sua compreensão
BNCC:

[ EF03MA12] Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando...

Palavras-chave:
algoritmo diagrama expressar fluxograma problema texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC03RP01 - Identificar e propor novas maneiras de interação ou interface (entrada e saída) em dispositivos computacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador diagrama dispositivo eletrônico explorar interação interface software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD04LD01 - Agregar diferentes conhecimentos para explorar linguagens midiáticas
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaborativa colaboração conhecimentos digital linguagens midiáticas software texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD04RD02 - Compreender o conceito de bit e byte
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...

Palavras-chave:
algoritmo bit byte cálculo número natural problema
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD03 - Experimentar as mídias digitais e suas convergências
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
digital eletrônico experimentar explorar jogo midia recursos digitais software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD09CR01 - Compreender o conceito de criptografia e sua aplicação para segurança no tráfego de informações em redes
BNCC:

[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...

Palavras-chave:
algoritmo criptografia dado desenvolvimento rede segurança tecnologia textos transformações tráfego

Competências Ensino Médio

PCEMJD01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar jogos analógicos ou digitais autorais, considerando seus aspectos sociais e culturais, a diversidade e a representatividade, assim como aplicar esses conceitos para potencializar o engajamento e as experiências proporcionadas pelos jogos em outros contextos.
Habilidades:

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Compreender o que é um jogo, a origem e a evolução dos jogos e seus aspectos culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas aplicações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Desenvolver o enredo de um jogo, incluindo elementos, narrativas e personagens considerando aspectos como o respeito à diversidade e a representatividade.

Criar protótipos de jogos analógicos aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Conhecer as máquinas simples e saber como utilizá-las para obter vantagens mecânicas em diferentes contextos

Combinar máquinas simples e outros elementos mecânicos para criar autômatos complexos para a realização de tarefas em diferentes contextos.

Conhecimentos:

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

História do jogo e da indústria de jogos; Classificação de jogos; Aplicações dos jogos em diferentes contextos.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Experiência do(a) jogador(a): interatividade, jogabilidade e imersividade; storyboard; gêneros; enredo e roteiro; personagens e cenário; a jornada do herói.

Elementos de jogos analógicos; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos analógicos; Game Test.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

Alavanca; Rosca; Plano inclinado; Polias; Roda e eixo.

Transmissão de Movimento; Engrenagens; Cremalheiras; Caixas de Redução.

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CEP 05434-060
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