19 habilidades encontradas e 6 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 2 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para software.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico explorar hardware recursos digitais software tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF01HI05] Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais...

[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...

[ EF15AR24] Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, c...

Palavras-chave:
acessar experimentar internet jogos leitura ler navegar web
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar instruções programa softwares
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
computador dispositivo hardware periférico
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...

Palavras-chave:
aplicativo celular digital internet software texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
software
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
software
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
explorar mídia programa software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
software
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
software
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
software
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
software
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
software
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
software
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
software
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
software
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador dispositivo eletrônico hardware jogo pesquisa recursos digitais sistemas operacionais software tablet tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF07MA06] Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma ...

Palavras-chave:
algoritmo interface modularização problema software
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

[ EF69AR35] Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais par...

Palavras-chave:
animações programação recursos digitais sobreposição de imagens software tecnologia

Competências

HMCCP03
Hardware e manutenção de computadores
72 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Resolver problemas de funcionamento em hardware e software.

Identificar problemas em hardware e software.

Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

ASICP01
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
72 horas
Habilidades:

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Resolver problemas de funcionamento em hardware e software.

Identificar problemas em hardware e software.

Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.

Aplicar lógica de programação para desenvolver algoritmos.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Competências Ensino Médio

HMCCP03
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Habilidades:

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Conhecimentos:

Captação de áudio e vídeo.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

ASICP01
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Habilidades:

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Conhecimentos:

Captação de áudio e vídeo.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

CDEMDE01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Conhecimentos:

Captação de áudio e vídeo.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

CDEMDT01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Captação de áudio e vídeo.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

TDEMFO01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.

Captar imagens digitais considerando objetivos pessoais ou profissionais.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Conhecimentos:

Captação de áudio e vídeo.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.

Câmera fotográfica: tipos e características Captação de imagens digitais: profundidade, luz e composição

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

PCEMDA01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Conhecimentos:

Captação de áudio e vídeo.

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Prototipação de aplicativos.

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.