Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave
13 habilidades encontradas e 0 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para sequência.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Pensamento Computacional
Abstração
PCEIAB01 - Identificar informações importantes e descartar informações irrelevantes
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
problema
Educação Infantil
Pensamento Computacional
Algoritmos
PCEIAL01 - Compreender o conceito de algoritmo como uma sequência de passos ou instruções, percebendo que existem diferentes algoritmos para resolver um mesmo problema
BNCC:

[ EI03ET04] Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas lingua...

Palavras-chave:
algoritmo problema sequência
Educação Infantil
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PCEIRP01 - Identificar padrões em um conjunto de objetos ou sons
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

[ EI03ET05] Classifcar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenç...

Palavras-chave:
formas geométricas padrões
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC01AL01 - Compreender o conceito de algoritmo como uma sequência de passos ou instruções, por meio de símbolos, sinais ou imagens, que pode ser executada e verificada por meio da depuração.
BNCC:

[ EF15AR10] Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos,...

Palavras-chave:
algoritmo depuração espaço experimentar instruções movimento ritmo sequência
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC01DE01 - Exercitar a decomposição, por meio da quebra de atividades rotineiras em diversos passos ou instruções
BNCC:

[ EF01LP20] Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avi...

Palavras-chave:
algoritmo decomposição instruções ordem sequência
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC04RP01 - Identificar semelhanças e diferenças em situações que se repetem e aplicar iteração em um conjunto de passos ou instruções
BNCC:

[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...

Palavras-chave:
iteração número natural
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD07LD01 - Documentar e sequenciar tarefas de uma atividade ou projeto.
BNCC:

[ EF07LP14] Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de...

Palavras-chave:
backup projeto texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC08AB01 - Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em linguagem de programação
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo linguagem de programação porcentagens problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC08AL01 - Experienciar e construir algoritmos de média complexidade utilizando uma linguagem de programação
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
sequência numérica
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC08AL02 - Usar e manipular estruturas de dados diversas
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
sequência numérica
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC08DE01 - Compreender o conceito de paralelismo, identificando ações em algoritmos que podem ser executadas simultaneamente.
BNCC:

[ EF08MA03] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a apl...

[ EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e const...

Palavras-chave:
sequência numérica
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC09AB01 - Compreender e identificar em um algoritmo a necessidade de utilizar a recursividade para solucionar um problema
BNCC:

[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...

Palavras-chave:
algoritmo notação científica números reais operações problema recursividade recursão
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC09AL01 - Desenvolver algoritmos que utilizem recursão, compreendendo os efeitos do escopo de uma variável
BNCC:

[ EF09MA05] Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia d...

Palavras-chave:
algoritmo educação financeira funções porcentagens problema programa recursão tecnologia variável
Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.