7 habilidades encontradas e 6 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para projeto.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico rede tablet
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaboração digital recursos midiáticos software texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador dado digital fonte gênero textual tecnologia texto web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF15AR05] Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
colaborativo experimentar expressão tecnologia texto
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF07LP14] Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de...

Palavras-chave:
backup projeto texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF08ER07] Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes de...

Palavras-chave:
ambiente digital computação digital mídia nuvem projeto projetos digitais tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
aplicativo problema solução digital texto

Competências Ensino Médio

HMC04
Cultura digital ( Cd)
16 horas
Habilidades:

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e avaliar o mercado de trabalho e às profissões do presente e do futuro, considerando suas escolhas e projeto de vida.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Conhecimentos:

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Mundo do trabalho e novas profissões.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Prototipação de aplicativos.

RSCCP05
Cultura digital ( Cd)
16 horas
Habilidades:

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e avaliar o mercado de trabalho e às profissões do presente e do futuro, considerando suas escolhas e projeto de vida.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Conhecimentos:

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Mundo do trabalho e novas profissões.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Prototipação de aplicativos.

ASI08
Cultura digital ( Cd)
16 horas
Habilidades:

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e avaliar o mercado de trabalho e às profissões do presente e do futuro, considerando suas escolhas e projeto de vida.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Conhecimentos:

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Mundo do trabalho e novas profissões.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Prototipação de aplicativos.

CDEMDE01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e avaliar o mercado de trabalho e às profissões do presente e do futuro, considerando suas escolhas e projeto de vida.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Conhecimentos:

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Mundo do trabalho e novas profissões.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Prototipação de aplicativos.

CDEMDT01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e avaliar o mercado de trabalho e às profissões do presente e do futuro, considerando suas escolhas e projeto de vida.

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Mundo do trabalho e novas profissões.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Prototipação de aplicativos.

TDEMFA01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Identificar e avaliar o mercado de trabalho e às profissões do presente e do futuro, considerando suas escolhas e projeto de vida.

Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Conhecimentos:

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Mundo do trabalho e novas profissões.

Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Prototipação de aplicativos.