15 habilidades encontradas do Currículo Educação Básica e 2 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para programação.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

Palavras-chave:
algoritmo números naturais problema variável
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF05MA01] Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de m...

[ EF05MA02] Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compree...

Palavras-chave:
algoritmo composição contagem decomposição escrever ler numeração decimal números naturais ordenar repetições
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo linguagem número natural problema programação visual pseudolinguagem
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo desvios condicionais experienciar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo depurar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF69AR02] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os n...

[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

Palavras-chave:
algoritmo interface programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma função instruções linguagem módulo número natural padrões problema usuário
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF07MA05] Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos...

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

[ EF07MA13] Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, pa...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma linguagem problema programação programação visual
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
compilador código binário linguagem de máquina linguagem de programação programa transformação
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo linguagem de programação porcentagens problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo equações polinomiais fluxograma linguagem de programação problema sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

[ EF69AR35] Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais par...

Palavras-chave:
animações programação recursos digitais sobreposição de imagens software tecnologia
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...

Palavras-chave:
algoritmo notação científica números reais operações problema recursividade recursão
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF09MA03] Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes ...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo expoente racionário números reais potência programas modulares reusabilidade
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:
Palavras-chave:
código linguagens de programação programação

Competências

ASICP01
Hardware e manutenção de computadores
152 horas
Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Atividades Entregaveis:

Definição do cabeamento e das partes cabeadas e WiFi

PCEMPC01
Hardware e manutenção de computadores
152 horas
Atitudes:

Consciência do poder inclusivo e transformador da tecnologia e seu impacto social, econômico e cultural.

Respeito e responsabilidade com a informação em meio digital.

Respeito aos direitos autorais e a propriedade intelectual em meios digitais.

Ser propositivo e responsável no uso tecnologias.

Atividades Entregaveis:

Plano de adequação da rede e dos sistemas em relação às leis, normas e padrões de proteção de dados.