5 habilidades encontradas e 2 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para padrões.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EI03ET05] Classifcar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenç...

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
formas geométricas padrões
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF03MA03] Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o...

Palavras-chave:
algoritmo entrada números naturais padrões problema saída
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF04LP20] Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como f...

Palavras-chave:
binário caracteres padrões símbolo texto
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma função instruções linguagem módulo número natural padrões problema usuário
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...

Palavras-chave:
compressão de dados código numérico expressões algébricas identificação de padrões operações problema texto

Competências

RSCCP04
Redes e Segurança de computadores
72 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Desenvolver e aplicar políticas de privacidade e segurança da informação aderentes à legislação vigente.

Documentar sistemas para desktop de acordo com os padrões e melhores práticas.

Criar e manter páginas web utilizando linguagem de marcação de texto e folhas de estilo de acordo com os padrões e tecnologias do mercado.

Desenvolver e manter conteúdo para web que utilize elementos visuais seguindo os melhores padrões estéticos, de usabilidade e com especial atenção às questões de acessibilidade.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Competências Ensino Médio

RSCCP04
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Habilidades:

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

PCEMDA01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Prototipação de aplicativos.

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.