3 habilidades encontradas e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para mídias.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF02CI04] Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, f...

Palavras-chave:
mídias texto vídeo
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaborativa colaboração conhecimentos digital linguagens midiáticas software texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
digital eletrônico experimentar explorar jogo midia recursos digitais software tecnologia texto vídeo áudio

Competências Ensino Médio

CDEMLM01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.

Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.

Reconhecer a qualidade, confiabilidade, os vieses e as intencionalidades no discurso de fontes de informação em diferentes mídias.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Conhecimentos:

A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.

Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.

Análise crítica de mídia: Checagem de informações; Diferenciação entre informação e opinião; Intencionalidade das fontes de informação; Interpretação do discurso.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.