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28 habilidades encontradas e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para jogo.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Cultura Digital
Letramento Digital
CDEILD01 - Compreender o conceito de interface
BNCC:

[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico habilidades manuais interface vídeo
Educação Infantil
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TDEIHS01 - Compreender o conceito de computador e identificar dispositivos que são computadores
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
computador dispositivo tablets
Educação Infantil
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PCEIRP01 - Identificar padrões em um conjunto de objetos ou sons
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

[ EI03ET05] Classifcar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenç...

Palavras-chave:
formas geométricas padrões
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD01LD01 - Reconhecer e explorar tecnologias digitais
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar família tecnologias digitais
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD01CR01 - Utilizar a internet para acessar informações
BNCC:

[ EF01HI05] Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais...

[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...

[ EF15AR24] Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, c...

Palavras-chave:
acessar experimentar internet jogos leitura ler navegar web
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC01RP01 - Identificar que todos os softwares são programados
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar instruções programa softwares
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD02LD02 - Produzir textos curtos em meio digital
BNCC:

[ EF02LP13] Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, ...

Palavras-chave:
digital texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD02CD02 - Analisar e refletir sobre as trilhas de impressões em meio digital
BNCC:

[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...

Palavras-chave:
digital famílias perigo trilhas web
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC02AL03 - Compreender o que são operações relacionais
BNCC:

[ EF02MA12] Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localiza...

Palavras-chave:
linguagem operações relacionais
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC02DE01 - Decompor, identificar e explicar a função das partes e sensores encontrados em dispositivos digitais e seus usos em algoritmos
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
jogos
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD03 - Usar softwares educacionais
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
explorar mídia programa software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD03CD01 - Apresentar julgamento apropriado quando da navegação em sites diversos
BNCC:

[ EF03HI09] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas...

Palavras-chave:
jogo site tecnologia ética
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD03CD02 - Compreender as trilhas de impressões em meio digital deixadas pelas pessoas em jogos on-line, bem como a presença de pessoas de várias idades no mesmo ambiente
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
digital jogo ritmo web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD04LD03 - Usar simuladores educacionais
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaboração digital simulador software texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC04AL01 - Executar algoritmos simples, em português estruturado, que contenham decisões que utilizam operadores relacionais e lógicos
BNCC:

[ EF04MA05] Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de...

[ EF35EF08] Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de ...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo operadores relacionais operações segurança
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD01 - Utilizar compactadores de arquivos
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
jogo
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD02 - Integrar os diferentes formatos de arquivos
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
jogo
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD03 - Experimentar as mídias digitais e suas convergências
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
jogo
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD05CD03 - Reconhecer e refletir sobre os jogos on-line e as informações do usuário
BNCC:

[ EF05MA25] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organi...

Palavras-chave:
dado jogo tabela tecnologia texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD05HS01 - Conhecer sistemas operacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
jogo
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD06CD01 - Analisar as tomadas de decisão sobre usos da tecnologia e suas relações com a sustentabilidade.
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
dado dispositivo leitura mídia sustentabilidade tecnologia
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD06TS01 - Analisar problemas sociais de sua cidade ou estado a partir de ambientes digitais, propondo soluções.
BNCC:

[ EF06GE13] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas ...

Palavras-chave:
digital expressar problema
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC06AL01 - Experienciar e construir algoritmos com desvios condicionais utilizando uma linguagem de programação visual (blocos)
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo desvios condicionais experienciar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD07HS01 - Compreender princípios básicos da interação humano-computador
BNCC:

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

Palavras-chave:
jogo
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD07HS02 - Compreender o conceito de interface gráfica do usuário
BNCC:

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

Palavras-chave:
jogo
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD02 - Distinguir os tipos de dados pessoais que são solicitados em espaços digitais e os riscos associados
BNCC:

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
cultura digital dado dados pessoais digital rede risco site texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD09LD02 - Produzir animações digitais
BNCC:

[ EF09LI08] Explorar ambientes virtuais de informação e socialização analisando a ...

Palavras-chave:
ambientes virtuais animações digitais explorar
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD09CD01 - Analisar e refletir sobre o tempo de vivência on-line, em jogos, em redes sociais, dentre outros
BNCC:

[ EF09LI01] Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e c...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
celular jogo rede tecnologia vivência on-line

Competências Ensino Médio

PCEMJD01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar jogos analógicos ou digitais autorais, considerando seus aspectos sociais e culturais, a diversidade e a representatividade, assim como aplicar esses conceitos para potencializar o engajamento e as experiências proporcionadas pelos jogos em outros contextos.
Habilidades:

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Compreender o processo histórico evolutivo dos games aos e-Sports.

Compreender as semelhanças e diferenças entre os esportes eletrônicos profissionais e os esportes tradicionais.

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Compreender os efeitos positivos e negativos dos jogos eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Compreender o que é um jogo, a origem e a evolução dos jogos e seus aspectos culturais, sociais, econômicos, tecnológicos e suas aplicações.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Desenvolver o enredo de um jogo, incluindo elementos, narrativas e personagens considerando aspectos como o respeito à diversidade e a representatividade.

Criar protótipos de jogos analógicos aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Utilizar plataformas, ferramentas e recursos digitais para criar protótipos de jogos digitais aplicando conscientemente técnicas, elementos, mecânicas e mecanismos de acordo com a intencionalidade desejada.

Conhecimentos:

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

História dos jogos eletrônicos.

Diferenças entre brincadeira, jogo e esporte.

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Efeitos positivos e negativos dos jogos.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

História do jogo e da indústria de jogos; Classificação de jogos; Aplicações dos jogos em diferentes contextos.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Experiência do(a) jogador(a): interatividade, jogabilidade e imersividade; storyboard; gêneros; enredo e roteiro; personagens e cenário; a jornada do herói.

Elementos de jogos analógicos; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos analógicos; Game Test.

Plataformas e motores para criação de jogos digitais; Mecanismos e mecânicas; Prototipação de jogos digitais; Game Test.

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