13 habilidades encontradas e 2 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para eletrônico.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico habilidades manuais interface vídeo
Educação Infantil
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico rede tablet
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF06MA23] Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na con...

Palavras-chave:
algoritmo eletrônico sistema de informação
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...

[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...

Palavras-chave:
computador descarte de peças hardware impactos ambientais industrialização inovação tecnológica sustentabilidade transformações
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

Palavras-chave:
eletrônico

Competências Ensino Médio

CDEMES01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Compreender o processo histórico evolutivo dos games aos e-Sports.

Compreender as semelhanças e diferenças entre os esportes eletrônicos profissionais e os esportes tradicionais.

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Conhecer as possibilidades profissionais no segmento dos esportes eletrônicos profissionais.

Compreender os efeitos positivos e negativos dos jogos eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos.

Conhecimentos:

História dos jogos eletrônicos.

Diferenças entre brincadeira, jogo e esporte.

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Profissões e carreiras nos esportes eletrônicos.

Efeitos positivos e negativos dos jogos.

PCEMIC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Compreender o processo histórico evolutivo dos games aos e-Sports.

Compreender as semelhanças e diferenças entre os esportes eletrônicos profissionais e os esportes tradicionais.

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Conhecer as possibilidades profissionais no segmento dos esportes eletrônicos profissionais.

Compreender os efeitos positivos e negativos dos jogos eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

História dos jogos eletrônicos.

Diferenças entre brincadeira, jogo e esporte.

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Profissões e carreiras nos esportes eletrônicos.

Efeitos positivos e negativos dos jogos.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.

Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.