Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave
13 habilidades encontradas e 2 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para eletrônico.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Cultura Digital
Letramento Digital
CDEILD01 - Compreender o conceito de interface
BNCC:

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico habilidades manuais interface vídeo
Educação Infantil
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CDEITS01 - Reconhecer as diferenças entre os objetos dotados, ou não, de fonte de energia.
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico rede tablet
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD01HS01 - Compreender os conceitos de hardware e software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC02DE01 - Decompor, identificar e explicar a função das partes e sensores encontrados em dispositivos digitais e seus usos em algoritmos
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC03RP01 - Identificar e propor novas maneiras de interação ou interface (entrada e saída) em dispositivos computacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD01 - Utilizar compactadores de arquivos
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD02 - Integrar os diferentes formatos de arquivos
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD03 - Experimentar as mídias digitais e suas convergências
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD05HS01 - Conhecer sistemas operacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD06LD02 - Reconhecer o funcionamento de sistemas de informação.
BNCC:

[ EF06MA23] Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na con...

Palavras-chave:
algoritmo eletrônico sistema de informação
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD07TS01 - Compreender os impactos ambientais do descarte de peças de computadores e eletrônicos, bem como sua relação com a sustentabilidade de forma mais ampla.
BNCC:

[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...

[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...

Palavras-chave:
computador descarte de peças hardware impactos ambientais industrialização inovação tecnológica sustentabilidade transformações
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD07HS01 - Compreender princípios básicos da interação humano-computador
BNCC:

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

Palavras-chave:
eletrônico
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD07HS02 - Compreender o conceito de interface gráfica do usuário
BNCC:

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

Palavras-chave:
eletrônico

Competências Ensino Médio

CDEMES01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Analisar a cultura dos esportes eletrônicos profissionais, seu impacto cultural e social e suas diversas possibilidades.
Habilidades:

Compreender o processo histórico evolutivo dos games aos e-Sports.

Compreender as semelhanças e diferenças entre os esportes eletrônicos profissionais e os esportes tradicionais.

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Conhecer as possibilidades profissionais no segmento dos esportes eletrônicos profissionais.

Compreender os efeitos positivos e negativos dos jogos eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos.

Conhecimentos:

História dos jogos eletrônicos.

Diferenças entre brincadeira, jogo e esporte.

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Profissões e carreiras nos esportes eletrônicos.

Efeitos positivos e negativos dos jogos.

PCEMIC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Criar dispositivos eletrônicos conectados que possam interagir com o mundo físico para melhorar a qualidade de vida das pessoas e criar impactos sociais positivos e transformadores.
Habilidades:

Compreender o processo histórico evolutivo dos games aos e-Sports.

Compreender as semelhanças e diferenças entre os esportes eletrônicos profissionais e os esportes tradicionais.

Compreender o papel da colaboração, das habilidades de comunicação, organização e estratégia em uma equipe em jogos eletrônicos cooperativos.

Conhecer as possibilidades profissionais no segmento dos esportes eletrônicos profissionais.

Compreender os efeitos positivos e negativos dos jogos eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Programar um microcontrolador utilizando programação em texto ou por blocos para ler sinais e informações de suas entradas e enviar informações para suas saídas.

Controlar dispositivos externos usando saídas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

História dos jogos eletrônicos.

Diferenças entre brincadeira, jogo e esporte.

Solução colaborativa e coordenada de problemas; Planejamento e divisão de tarefas.

Profissões e carreiras nos esportes eletrônicos.

Efeitos positivos e negativos dos jogos.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

Microcontroladores: funcionamento básico e programação.

Controle de motores, displays, LEDs, buzzers e alto falantes; Saídas analógicas (PWM), digitais e suas diferenças.

Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.