Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave
37 habilidades encontradas e 7 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para digital.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Cultura Digital
Cidadania Digital
CDEICD01 - Explorar as diferenças do mundo digital e real
BNCC:

[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...

Palavras-chave:
computador digital explorar habilidades manuais
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD01LD01 - Reconhecer e explorar tecnologias digitais
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar família tecnologias digitais
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD01CD01 - Reconhecer a relação entre idades e usos em meio digital
BNCC:

[ EF12LP02] Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compart...

Palavras-chave:
digital internet ler relação
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD02LD02 - Produzir textos curtos em meio digital
BNCC:

[ EF02LP13] Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, ...

Palavras-chave:
digital texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD02CD02 - Analisar e refletir sobre as trilhas de impressões em meio digital
BNCC:

[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...

Palavras-chave:
digital famílias perigo trilhas web
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD02HS02 - Compreender o conceito de aplicativos como diferentes tipos de software
BNCC:

[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...

Palavras-chave:
digital
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC02DE01 - Decompor, identificar e explicar a função das partes e sensores encontrados em dispositivos digitais e seus usos em algoritmos
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
digital
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD01 - Investigar e experimentar novos formatos de leitura da realidade
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
digital leitura problema tecnologia vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD02 - Pesquisar, acessar e reter informações de diferentes fontes digitais para autoria de documentos
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
autoria dado digital expressar programa software texto vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD03CD01 - Apresentar julgamento apropriado quando da navegação em sites diversos
BNCC:

[ EF03HI09] Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas...

Palavras-chave:
jogo site tecnologia ética
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD03CD02 - Compreender as trilhas de impressões em meio digital deixadas pelas pessoas em jogos on-line, bem como a presença de pessoas de várias idades no mesmo ambiente
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
digital jogo ritmo web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD04LD01 - Agregar diferentes conhecimentos para explorar linguagens midiáticas
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaborativa colaboração conhecimentos digital linguagens midiáticas software texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD04LD02 - Usar recursos midiáticos para agrupar informações para apresentações
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaboração digital recursos midiáticos software texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD04LD03 - Usar simuladores educacionais
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
digital
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD04CD01 - Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador dado digital fonte gênero textual tecnologia texto web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD04CD02 - Selecionar e visualizar vídeos disponíveis na internet
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
gênero textual internet texto vídeo
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD04TS02 - Reconhecer e refletir sobre direitos autorais
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
digital
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD04HS02 - Distinguir memória volátil (RAM) e memória persistente
BNCC:
Palavras-chave:
RAM bytes digital dispositivo memória
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD05LD03 - Experimentar as mídias digitais e suas convergências
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
digital eletrônico experimentar explorar jogo midia recursos digitais software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD05CD01 - Distinguir informações verdaderias e falsas, conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis
BNCC:

[ EF05HI04] Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversid...

Palavras-chave:
cidadania dado digital fake news
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD05RD01 - Conhecer as medidas usuais de informação digital (byte, Kilobyte, Megabyte, Terabyte)
BNCC:

[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...

Palavras-chave:
arquivo byte computador digital informação kilobyte megabyte problema terabyte transformações
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC05AB01 - Conhecer representações concretas para listas, filas e pilhas
BNCC:

[ EF05GE09] Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizand...

Palavras-chave:
digital representações
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD06LD02 - Reconhecer o funcionamento de sistemas de informação.
BNCC:

[ EF06MA23] Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na con...

Palavras-chave:
algoritmo eletrônico sistema de informação
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD06CD02 - Apresentar conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar em ambiente digital, considerando a ética e o respeito
BNCC:

[ EF06LP08] Identificar, em texto ou sequência textual, orações como unidades cons...

[ EF06LP12] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pr...

Palavras-chave:
coesão conduta digital linguagem recursos semânticos texto ética
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD06TS01 - Analisar problemas sociais de sua cidade ou estado a partir de ambientes digitais, propondo soluções.
BNCC:

[ EF06GE13] Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas ...

Palavras-chave:
digital expressar problema
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD07CD01 - Demonstrar empatia sobre opiniões divergentes na web.
BNCC:

[ EF07ER05] Discutir estratégias que promovam a convivência ética e respeitosa ent...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
empatia opiniões web ética
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD07TS02 - Analisar o papel da industrialização e dos avanços tecnológicos e sua relação com as mudanças na sociedade.
BNCC:

[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...

[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...

[ EF07HI01] Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e e...

Palavras-chave:
digital
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC07AB01 - Conhecer o conceito de grafo e identificar instâncias do mundo real e digital que podem ser representadas por um grafo
BNCC:

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

Palavras-chave:
digital fluxograma grafo internet problema rede
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC07AB02 - Identificar o uso da recursão nas diferentes áreas (artes, literatura, matemática etc.)
BNCC:

[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...

[ EF07MA14] Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo qu...

Palavras-chave:
digital
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD08LD01 - Compartilhar informações por meio de redes sociais.
BNCC:

[ EF08LP14] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articulado...

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
cultura digital digital
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD08LD02 - Gerenciar projetos digitais colaborativos usando computação em nuvem
BNCC:

[ EF08ER07] Analisar as formas de uso das mídias e tecnologias pelas diferentes de...

Palavras-chave:
ambiente digital computação digital mídia nuvem projeto projetos digitais tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD02 - Distinguir os tipos de dados pessoais que são solicitados em espaços digitais e os riscos associados
BNCC:

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
cultura digital digital
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD08CD03 - Reconhecer e analisar problemas de segurança de dados pessoais
BNCC:

[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...

Palavras-chave:
computador dado digital hackers problemas segurança
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD09LD02 - Produzir animações digitais
BNCC:

[ EF09LI08] Explorar ambientes virtuais de informação e socialização analisando a ...

Palavras-chave:
ambientes virtuais animações digitais explorar
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD09LD03 - Criar documentação, conteúdo e propaganda de uma solução digital
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
aplicativo problema solução digital texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD09CD02 - Compreender o direito digital e suas relações com o cotidiano do universo digital
BNCC:

[ EF09HI25] Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
digital direito digital responsabilidade transformações universo digital
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD09RD01 - Compreender fundamentos do armazenamento e da compressão de imagens
BNCC:
Palavras-chave:
armazenamento bitmap codificada compressão de dados compressão de imagens

Competências Ensino Médio

CDEMSD01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Identificar e aplicar técnicas de proteção e segurança digital de informações, principalmente às relacionadas ao uso da internet.
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.

Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.

Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.

CDEMCP01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Pesquisar em meio digital, compreendendo suas características e identificando os fundamentos da ciência.
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Compreender fundamentos da ciência e do método científico

Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet

Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas

Organizar um argumento com embasamento científico

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.

Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Fundamentos da Ciência e Pseudociência / Pensamento Científico

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Fundamentos da Ciência e Pseudociência / Pensamento Científico

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.

Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.

CDEMED01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Analisar a convivência em meio digital sob a luz da ética e do direito digital.
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Distinguir informações verdadeiras e falsas (fake news)

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.

Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.

Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.

TDEMCC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Analisar a segurança digital de dados e suas aplicações e implicações na privacidade, proteção de dados pessoais e segurança digital.
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.

Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.

Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.

Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.

Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.

TDEMFO01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Produzir fotografia digital, explorando os recursos do equipamento, utilizando diferentes softwares como ferramenta e meio de produção e reprodução das imagens.
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.

Captar imagens digitais considerando objetivos pessoais ou profissionais.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.

Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.

Câmera fotográfica: tipos e características Captação de imagens digitais: profundidade, luz e composição

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.

Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.

TDEMFA01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar projetos de fabricação digital utilizando materiais diversos.
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.

Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.

Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.

GEDDS01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Compreender os ambientes organizacionais e a importância dos dados nos processos de transformação digital e inovação, além dos processos de gestão de ciclo de vida dos dados, desde sua originação até o uso
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Analisar e refletir sobre questões éticas da internet, cyberbullying e direito digital, conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar, bem como ações de conscientização que possam ser feitas na comunidade

Analisar e refletir sobre o tempo de vivência em meio digital, jogos, redes sociais, entre outros, bem como sobre os perigos da internet.

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Identificar e avaliar as principais características da fotografia digital.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Desenhar e animar logotipos e imagens bidimensionais e tridimensionais.

Compreender a fabricação digital e seus impactos na atualidade.

Identificar e avaliar as principais ferramentas e recursos para fabricação digital (Cortadora a laser, fresadora CNC, impressora 3D, dentre outras)

Utilizar as tecnologias na fabricação digital para proposição de soluções em caráter individual ou coletivo.

Ler sinais, informações e sinais de sensores usando entradas digitais e analógicas de um microcontrolador.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet(redes sociais e memes).

Cyberbullying, conduta e linguagem apropriada na Internet (redes sociais e memes).

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Imagem digital: história, evolução e recursos disponíveis.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Animação digital. Animação de logotipos e imagens bidimensional.

Fabricação digital e a cultura do 'faça você mesmo'.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas.

Recursos e ferramentas para fabricação digital: funcionalidades e práticas. Elaboração de projetos.

Leitura de sensores (ex: sensores de temperatura, umidade, luminosidade, etc.) diferenciando o tipo de leitura, analógica ou digital, requerida por cada sensor.

Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.