3 habilidades encontradas e 4 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para desenvolvimento.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...

[ EF05GE05] Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvim...

Palavras-chave:
desenvolvimento
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF08GE13] Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na c...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

Palavras-chave:
desenvolvimento
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...

Palavras-chave:
desenvolvimento

Competências

ASICP05
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
36 horas
Habilidades:

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.

Desenvolver aplicações nativas para dispositivos móveis utilizando uma plataforma de desenvolvimento.

Utilizar as melhores técnicas e métodos no planejamento, análise, projeto, implementação, testes e evolução de sistemas computacionais.

Utilizar as melhores práticas para entender e documentar as necessidades de todas as partes interessadas no desenvolvimento de sistema.

Desenvolver testes de sistemas computacionais.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Proatividade no desenvolvimento de projetos.

Responsabilidade e sigilo no desenvolvimento de projetos.

Competências Ensino Médio

ASICP05
Cultura digital ( Cd)
36 horas
Habilidades:

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Conhecimentos:

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

CDEMDE01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Utilizar diferentes softwares de diagramação e editoração.

Diagramar materiais gráficos e produção de e-book, considerando autoria, intencionalidade e comunicação do texto.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Conhecimentos:

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração. Produção de e-book

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

CDEMDT01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

PCEMPC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Propor soluções inovadoras, individuais ou coletivas, considerando o uso de tecnologias no desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam a necessidades locais, regionais, nacionais ou globais

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Conhecimentos:

Soluções tecnológicas em problemas sociais

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.