34 habilidades encontradas e 8 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 4 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para dado.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
computador dispositivo tablets
Educação Infantil
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

Palavras-chave:
computador internet rede vídeo
Ensino Fundamental I - 1º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar família tecnologias digitais
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
computador cuidado expressar inteligência programa
Ensino Fundamental I - 2º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF02HI09] Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experi...

Palavras-chave:
digital famílias perigo trilhas web
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF02MA22] Comparar informações de pesquisas apresentadas por meio de tabelas de ...

[ EF02MA23] Realizar pesquisa em universo de até 30 elementos, escolhendo até três...

Palavras-chave:
dado tabela texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
algoritmo celular digital dispositivo eletrônico jogos sensores tecnologia áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
autoria dado digital expressar programa software texto vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
dado
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...

Palavras-chave:
computador internet rede tráfego
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
cálculo dado dispositivo problema texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
binários computador cálculo dado problema
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF03MA03] Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o...

[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

Palavras-chave:
algoritmo entrada números naturais padrões problema saída
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador dado digital fonte gênero textual tecnologia texto web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF04MA27] Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e e...

Palavras-chave:
dado texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF04MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organ...

Palavras-chave:
dado
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF05HI04] Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversid...

Palavras-chave:
cidadania dado digital fake news
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF05MA25] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organi...

Palavras-chave:
dado jogo tabela tecnologia texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...

Palavras-chave:
internet transformações web
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
ambientes virtuais dado leitura mídia privacidade protocolo segurança tecnologia
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
dado
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:
Palavras-chave:
dado dispositivo periférico
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:
Palavras-chave:
dado internet vídeo
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF07MA37] Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulg...

Palavras-chave:
chave primária código dado mídia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...

[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...

Palavras-chave:
algoritmo automatização cálculo dado mudanças problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
cultura digital dado dados pessoais digital rede risco site texto
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...

Palavras-chave:
computador dado digital hackers problemas segurança
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...

Palavras-chave:
banco de dados dado expressões algébricas filtro operações percentual problema tecnologia valor numérico
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:
Palavras-chave:
armazenamento computação dado nuvem
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo porcentagens problema tecnologia vetor
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo dado equações polinomiais fluxograma sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF08MA06] Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculo do valor numérico d...

Palavras-chave:
compressão de dados código numérico expressões algébricas identificação de padrões operações problema texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:
Palavras-chave:
armazenamento bitmap codificada compressão de dados compressão de imagens
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...

Palavras-chave:
algoritmo criptografia dado desenvolvimento rede segurança tecnologia textos transformações tráfego

Competências

HMCCP02
Hardware e manutenção de computadores
108 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Realizar instalação de aplicativos diversos em sistemas operacionais.

Projetar uma aplicação que consiste em uma página executada por um navegador e capaz de consumir dados oriundos de um servidor web.

Modelar um banco de dados relacional em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Aplicar linguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Utilizar as melhores técnicas de visualizações, dashboards ou gráficos para comunicar informações contidas nos dados.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Cuidado com plágio e autoria de documentos.

Cuidado com plágio e autoria de projetos audiovisuais.

Atenção com dados e informações na web.

Cuidado com plágio e autoria de documentos, planilhas, apresentações, audiovisuais.

Cuidado com plágio e autoria de imagens e projetos.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoaisou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

RSCCP03
Redes e Segurança de computadores
144 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Realizar instalação, configuração e administração de servidores de rede.

Realizar instalação, configuração e administração de serviços de rede locais ou remotos (nuvem).

Realizar monitoramento de servidores e serviços de redes.

Projetar uma aplicação que consiste em uma página executada por um navegador e capaz de consumir dados oriundos de um servidor web.

Modelar um banco de dados relacional em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Aplicar linguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Utilizar as melhores técnicas de visualizações, dashboards ou gráficos para comunicar informações contidas nos dados.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Cuidado com plágio e autoria de documentos.

Cuidado com plágio e autoria de projetos audiovisuais.

Atenção com dados e informações na web.

Cuidado com plágio e autoria de documentos, planilhas, apresentações, audiovisuais.

Cuidado com plágio e autoria de imagens e projetos.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoaisou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

RSCCP04
Redes e Segurança de computadores
144 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Desenvolver e aplicar políticas de privacidade e segurança da informação aderentes à legislação vigente.

Projetar uma aplicação que consiste em uma página executada por um navegador e capaz de consumir dados oriundos de um servidor web.

Modelar um banco de dados relacional em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Aplicar linguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Utilizar as melhores técnicas de visualizações, dashboards ou gráficos para comunicar informações contidas nos dados.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Cuidado com plágio e autoria de documentos.

Cuidado com plágio e autoria de projetos audiovisuais.

Atenção com dados e informações na web.

Cuidado com plágio e autoria de documentos, planilhas, apresentações, audiovisuais.

Cuidado com plágio e autoria de imagens e projetos.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoaisou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

ASICP07
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
108 horas
Habilidades:

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.

Projetar uma aplicação que consiste em uma página executada por um navegador e capaz de consumir dados oriundos de um servidor web.

Modelar um banco de dados relacional em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Aplicar linguagem SQL para criar, consultar, atualizar ou apagar dados em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.

Utilizar as melhores técnicas de visualizações, dashboards ou gráficos para comunicar informações contidas nos dados.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Cuidado com plágio e autoria de documentos.

Cuidado com plágio e autoria de projetos audiovisuais.

Atenção com dados e informações na web.

Cuidado com plágio e autoria de documentos, planilhas, apresentações, audiovisuais.

Cuidado com plágio e autoria de imagens e projetos.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade no compartilhamento e manipulação de dados e informações pessoaisou de terceiros.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações pessoais ou de terceiros.

Competências Ensino Médio

HMCCP02
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

RSCCP03
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

RSCCP04
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

ASICP07
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

TDEMCC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Identificar riscos relacionados a segurança da informação em ambientes online e no uso de dispositivos computacionais.

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Compreender as tecnologias, técnicas e as bases matemáticas necessárias para se criptografar informações e mantê-las seguras.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Riscos de integridade, disponibilidade e autenticidade em dispositivos e redes.

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Criptografia monoalfabética; criptografia polialfabética; criptografia de chaves assimétricas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

TDEMRM01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Projetar aplicações, experiências ou ambientes imersivos em realidades virtuais ou aumentadas.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Plataformas de criação de realidade virtual e aumentada.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

PCEMDA01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Avaliar diferentes ferramentas e métodos de criação de aplicativos para dispositivos móveis.

Gerar protótipos de alta ou baixa fidelidade, funcionais ou não, que comuniquem suas ideias e decisões de projeto de aplicativo de acordo com as especificações de uso e o objetivos.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Criação de aplicativos para dispositivos móveis utilizando ambientes de desenvolvimento integrado ou plataformas de desenvolvimento sem código.

Prototipação de aplicativos.

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.

PCEMCD01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Demonstrar postura apropriada nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados, considerando suas fontes.

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Identificar e compreender o impacto dos direitos e deveres em meio digital nas ações dos indivíduos

Compreender as leis, normas e padrões vigentes de segurança da informação e proteção de dados.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar abstrações e representação do mundo físico em formato de dados digitais.

Realizar análises exploratórias descritivas para descobrir padrões, tendências e extrair informações a partir de conjuntos de dados.

Utilizar gráficos para criar visualizações a partir de conjuntos de dados para interpretação e/ou divulgação de informações.

Utilizar os dados obtidos por meio da comparação entre os fenômenos observados e os simulados para raciocinar sobre a qualidade e a fidelidade do modelo utilizado pelo simulador.

Realizar testes em montagens e construções, coletando dados para mensurar o desempenho e identificar oportunidades melhoria.

Conhecimentos:

Autoria e edição de imagens

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Lei geral de proteção de dados. Noções de direito digital

Legislação: direitos, deveres e sanções; Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Marco Civil da Internet; Normas ISO (27000 à 27003).

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Coleta de dados. Modelagem. Pré-processamento: Limpeza e normalização de dados; Tipos de dados; Tipos e classificação de variáveis.

Estatísticas descritivas: análise univariada e bivariada.

Tipos de gráficos; Ferramentas para construção de gráficos; Infográficos e dashboards.

Coleta de dados; Lógica de argumentação; Construção de teorias e hipóteses a partir de observações. Argumentação científica.

Método de engenharia; Coleta e análise de dados; Processos de melhoria.