4 habilidades encontradas e 2 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 1 competência encontrada do Currículo Educação Profissional Técnica para conteúdo.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

Palavras-chave:
colaborativa colaboração conhecimentos digital linguagens midiáticas software texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF05HI04] Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversid...

Palavras-chave:
cidadania dado digital fake news
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
blog conteúdo expressar site texto
Ensino Fundamental II - 9º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF09LP03] Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dad...

Palavras-chave:
aplicativo problema solução digital texto

Competências

ASICP06
Aplicativos computacionais e sistemas para internet
72 horas
Habilidades:

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Aplicar as técnicas de desenvolvimento de software mais adequadas de acordo a situação e com as necessidades do usuário.

Criar e manter páginas web utilizando linguagem de marcação de texto e folhas de estilo de acordo com os padrões e tecnologias do mercado.

Desenvolver e manter conteúdo para web que utilize elementos visuais seguindo os melhores padrões estéticos, de usabilidade e com especial atenção às questões de acessibilidade.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Ética e cuidado com a segurança e a privacidade na manipulação de dados e informações de empresas e dos usuários.

Competências Ensino Médio

ASICP06
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Habilidades:

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Criar páginas estáticas para a internet.

Criar conteúdo dinâmico para a internet.

Conhecimentos:

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.

Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.

CDEMAD01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Utilizar a internet para acessar informações compreendendo o conceito de hipertexto

Analisar criticamente a informação disponível na internet

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Utilizar a tecnologia para a proposição de soluções em caráter individual ou coletivo

Utilizar ferramentas para autoria e edição de textos

Utilizar ferramentas para autoria e edição de planilhas

Utilizar ferramentas para autoria e edição de apresentações

Utilizar ferramentas para autoria e edição de imagens e desenhos

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Praticar a captação de áudio e vídeo.

Utilizar softwares para edição de áudio e vídeo.

Aplicar técnicas de planejamento e produção audiovisual.

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Identificar os principais perigos e problemas de segurança digital

Distinguir conteúdos bons dos prejudiciais, e conteúdos confiáveis

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Criar páginas estáticas para a internet.

Criar conteúdo dinâmico para a internet.

Conhecimentos:

Hipertexto: conceito e usos

Análise crítica da informação, Confiabilidade de informações e Fake news

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações; Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem); Criação de blog e websites.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Autoria e edição de textos, planilhas e apresentações.

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Planejamento e Produção de áudio e vídeo

Captação de áudio e vídeo.

Edição de áudio e vídeo.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas);Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet

Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.

Criação de conteúdo utilizando a linguagem de marcação HTML e as folhas de estilo CSS.

Criação de conteúdo e interações dinâmicas utilizando JavaScript.