1 habilidade encontrada e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para consumo.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

[ EF03HI11] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e...

[ EF03GE08] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas cau...

Palavras-chave:
consumo

Competências Ensino Médio

CDEMLM01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Habilidades:

Compreender os impactos ambientais do uso de tecnologias no cotidiano do ser humano

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Compreender o papel e o impacto da comunicação em nossa sociedade.

Compreender as formas de comunicação, suas linguagens e técnicas em diferentes mídias.

Reconhecer a qualidade, confiabilidade, os vieses e as intencionalidades no discurso de fontes de informação em diferentes mídias.

Produzir conteúdo midiático escolhendo os melhores gêneros digitais para expressar suas ideias e intervir em seu contexto social, exercendo seu protagonismo de maneira ética e responsável.

Conhecimentos:

Meio ambiente e tecnologias: sustentabilidade, consumo e cotidiano

Interação humano-computador

A influência das novas tecnologias e dos gêneros digitais nas mídias; Liberdade de Expressão; Liberdade de Imprensa; Comunicação, Cidadania e Democracia; Ética na comunicação.

Gêneros e técnicas jornalísticas. Técnicas e linguagens publicitárias; Fontes de informação; Informação em redes sociais.

Análise crítica de mídia: Checagem de informações; Diferenciação entre informação e opinião; Intencionalidade das fontes de informação; Interpretação do discurso.

Técnicas de produção de textos; Construção de argumentação e discurso; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Estratégias de Produção; Linha Editorial.