39 habilidades encontradas e 5 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 4 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para computador.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico habilidades manuais interface vídeo
Educação Infantil
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...

Palavras-chave:
computador digital explorar habilidades manuais
Educação Infantil
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico rede tablet
Educação Infantil
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

Palavras-chave:
computador dispositivo tablets
Educação Infantil
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...

Palavras-chave:
computador internet rede vídeo
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
celular computador eletrônico explorar hardware recursos digitais software tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
computador cuidado expressar inteligência programa
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF01LP20] Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avi...

Palavras-chave:
algoritmo decomposição instruções ordem sequência
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
expressar instruções programa softwares
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
computador dispositivo hardware periférico
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...

Palavras-chave:
aplicativo celular digital internet software texto
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
algoritmo celular digital dispositivo eletrônico jogos sensores tecnologia áudio
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
computador problema software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF03LP26] Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a fo...

Palavras-chave:
formatos número texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:
Palavras-chave:
arquivo vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
celular componentes computador dado dispositivo pesquisa tabela tablet tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
celular dispositivo memória vídeo
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
BNCC:

[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...

Palavras-chave:
computador internet rede tráfego
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
binários computador cálculo dado problema
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador diagrama dispositivo eletrônico explorar interação interface software tecnologia texto vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador dado digital fonte gênero textual tecnologia texto web
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

Palavras-chave:
algoritmo binário cálculo números naturais problema sistema
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...

Palavras-chave:
algoritmo bit byte cálculo número natural problema
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF04MA20] Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacida...

Palavras-chave:
arquivo bytes computador
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
computador identificação de componentes internet memória processador vídeo
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
RAM bytes digital dispositivo memória
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF04MA08] Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas...

Palavras-chave:
agrupamento dispositivo funcionalidade número
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
BNCC:

[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...

Palavras-chave:
iteração número natural
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
BNCC:

[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...

Palavras-chave:
arquivo byte computador digital informação kilobyte megabyte problema terabyte transformações
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador dispositivo eletrônico hardware jogo pesquisa recursos digitais sistemas operacionais software tablet tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Abstração
BNCC:

[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...

Palavras-chave:
computador problema texto
Ensino Fundamental II - 6º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
BNCC:

[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...

Palavras-chave:
ambientes virtuais dado leitura mídia privacidade protocolo segurança tecnologia
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
arquitetura computador dispositivo vídeo
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF69AR02] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os n...

[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

Palavras-chave:
algoritmo interface programação visual
Ensino Fundamental II - 7º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
BNCC:

[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...

[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...

Palavras-chave:
computador descarte de peças hardware impactos ambientais industrialização inovação tecnológica sustentabilidade transformações
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

Palavras-chave:
computador eletrônico internet jogo navegação sistema tecnologia transformações
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
BNCC:

[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...

[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...

[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...

Palavras-chave:
computador dado digital hackers problemas segurança
Ensino Fundamental II - 8º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
BNCC:
Palavras-chave:
compilador código binário linguagem de máquina linguagem de programação programa transformação
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
BNCC:

[ EF08MA03] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a apl...

[ EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e const...

Palavras-chave:
algoritmo contagem fluxograma paralelismo problema sequência numérica

Competências

HMCCP01
Hardware e manutenção de computadores
216 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.

Identificar características de peças de computadores.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

HMCCP02
Hardware e manutenção de computadores
216 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.

Identificar características de peças de computadores.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Realizar instalação de aplicativos diversos em sistemas operacionais.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

RSCCP01
Redes e Segurança de computadores
144 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.

Identificar características de peças de computadores.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Identificar componentes de redes.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

RSCCP02
Redes e Segurança de computadores
144 horas
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.

Identificar características de peças de computadores.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Realizar configuração de redes cabeadas ou sem fio.

Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.

Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.

Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Competências Ensino Médio

HMCCP01
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Habilidades:

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Conhecimentos:

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Interação humano-computador

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

HMCCP02
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Habilidades:

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Conhecimentos:

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Interação humano-computador

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

RSCCP01
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Habilidades:

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Conhecimentos:

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Interação humano-computador

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

RSCCP02
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Habilidades:

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Conhecimentos:

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Interação humano-computador

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.

TDEMMM01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Habilidades:

Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores

Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet

Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.

Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.

Conhecimentos:

Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.

Interação humano-computador

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.

Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.