- Busca avançada:
- Habilidades BNCC
- Materiais de Referência
- Palavras-chave
Habilidades
[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...
[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...
[ EI03CG05] Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus inte...
[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...
[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...
[ EI03ET02] Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF01LP20] Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avi...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF02CI01] Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos ...
[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF03LP26] Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a fo...
[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...
[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...
[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...
[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF35LP09] Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos se...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...
[ EF04MA20] Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacida...
[ EF04MA08] Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas...
[ EF04MA11] Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltip...
[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF35LP15] Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a sit...
[ EF69LP38] Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de a...
[ EF69AR02] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os n...
[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...
[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...
[ EF07GE08] Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação...
[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...
[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...
[ EF08ER01] Discutir como as crenças e convicções podem influenciar escolhas e ati...
[ EF69LP15] Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os tu...
[ EF89LP04] Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e impl...
[ EF08MA03] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a apl...
[ EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e const...
Competências
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.
Identificar características de peças de computadores.
Instalar sistemas operacionais em computadores.
Reconhecer as características das redes de computadores.
Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.
Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Cuidado e sigilo com dados de terceiros.
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.
Identificar características de peças de computadores.
Instalar sistemas operacionais em computadores.
Realizar instalação de aplicativos diversos em sistemas operacionais.
Reconhecer as características das redes de computadores.
Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.
Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Cuidado e sigilo com dados de terceiros.
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.
Identificar características de peças de computadores.
Instalar sistemas operacionais em computadores.
Identificar componentes de redes.
Reconhecer as características das redes de computadores.
Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.
Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.
Executar procedimentos técnicos com precisão.
Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.
Identificar características de peças de computadores.
Instalar sistemas operacionais em computadores.
Reconhecer as características das redes de computadores.
Realizar configuração de redes cabeadas ou sem fio.
Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.
Identificar e avaliar vulnerabilidades e riscos em redes de computadores e seus sistemas.
Escrever programas de computadores em linguagem de programação textual utilizando o imperativo e a programação estruturada.
Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.
Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Cordialidade no atendimento ao cliente.
Colaboração na interação com a equipe de trabalho.
Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.
Criticidade frente ao processo de trabalho.
Competências Ensino Médio
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.
Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Interação humano-computador
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.
Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.
Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Interação humano-computador
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.
Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.
Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Interação humano-computador
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.
Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.
Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Interação humano-computador
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.
Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.
Conhecer fundamentos de como a informação é acessada e armazenada em computadores
Compreender os perigos relacionados ao uso de computadores e da internet
Aplicar protocolos de segurança no computador e na internet
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.
Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.
Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.
Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
Criar programas de computador para a obtenção de soluções de modelos matemáticos.
Criar programas de computador que simulem o comportamento de um fenômeno natural.
Acesso e armazenamento da informação (áudio, vídeo, texto, imagem)
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Proteção da informação (uso de senhas e boas práticas). Conteúdos bons e prejudiciais / Perigos na internet.
Interação humano-computador
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.
Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.
Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers
Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Tipos de dados e suas representações pelo computador.
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Programação de computadores; Representação de modelos matemáticos.
Programação de computadores; Programação Gráfica; Animação; Simulação.