Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave
5 habilidades encontradas e 5 competências encontradas do Currículo Educação Básica. 4 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para componentes.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD02HS01 - Compreender o conceito de periférico como dispositivo de hardware
BNCC:
Palavras-chave:
computador dispositivo hardware periférico
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC02DE01 - Decompor, identificar e explicar a função das partes e sensores encontrados em dispositivos digitais e seus usos em algoritmos
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
algoritmo celular digital dispositivo eletrônico jogos sensores tecnologia áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD03HS01 - Identificar os componentes de um dispositivo computacional classificando-os em entrada, processamento e saída
BNCC:

[ EF03MA28] Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de a...

Palavras-chave:
celular componentes computador dado dispositivo pesquisa tabela tablet tecnologia
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD04HS01 - Identificar componentes fundamentais do computador: Processador e Memória
BNCC:
Palavras-chave:
computador identificação de componentes internet memória processador vídeo
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD06HS01 - Conhecer a arquitetura básica de um computador
BNCC:
Palavras-chave:
arquitetura computador dispositivo vídeo

Competências

HMCCP01
Hardware e manutenção de computadores
216 horas
Planejar e executar a montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização em diferentes arquiteturas.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Integrar peças de computadores considerando seu pleno funcionamento.

Identificar características de peças de computadores.

Identificar componentes de redes.

Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

HMCCP02
Hardware e manutenção de computadores
216 horas
Planejar e executar a instalação de sistemas operacionais em computadores pessoais, incluindo a instalação de aplicativos, componentes de hardware e periféricos, tendo em vista a segurança da informação e a privacidade de dados.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Instalar sistemas operacionais em computadores.

Realizar instalação de aplicativos diversos em sistemas operacionais.

Identificar componentes de redes.

Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Zelo quanto ao descarte de lixo eletrônico e de peças de computadores.

Cuidado e sigilo com dados de terceiros.

RSCCP01
Redes e Segurança de computadores
144 horas
Compreender conceitos e componentes fundamentais das redes de computadores e suas aplicações.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Identificar componentes de redes.

Reconhecer as características das redes de computadores.

Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

RSCCP02
Redes e Segurança de computadores
144 horas
Implantar redes privadas de computadores cabeadas ou sem fio, combinando componentes e serviços locais e de longa distância.
Habilidades:

Organizar materiais, ferramentas e local de trabalho.

Executar procedimentos técnicos com precisão.

Identificar componentes de redes.

Realizar configuração de redes cabeadas ou sem fio.

Integrar componentes na implantação de redes locais ou de longa distância.

Atitudes:

Atitude sustentável, tendo em vista as dimensões econômica, ambiental e social.

Cuidado com higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Cordialidade no atendimento ao cliente.

Colaboração na interação com a equipe de trabalho.

Criticidade frente ao processo de trabalho.

Competências Ensino Médio

HMCCP01
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Planejar e executar a montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização em diferentes arquiteturas.
Habilidades:

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

HMCCP02
Cultura digital ( Cd)
108 horas
Planejar e executar a instalação de sistemas operacionais em computadores pessoais, incluindo a instalação de aplicativos, componentes de hardware e periféricos, tendo em vista a segurança da informação e a privacidade de dados.
Habilidades:

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

RSCCP01
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Compreender conceitos e componentes fundamentais das redes de computadores e suas aplicações.
Habilidades:

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

RSCCP02
Cultura digital ( Cd)
72 horas
Implantar redes privadas de computadores cabeadas ou sem fio, combinando componentes e serviços locais e de longa distância.
Habilidades:

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

TDEMMM01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Montar computadores pessoais, compreendendo e reconhecendo seus componentes e organização em diferentes arquiteturas.
Habilidades:

Compreender a evolução dos computadores e de suas tecnologias subjacentes e perspectivas futuras.

Executar montagem de computadores, identificando seus componentes e sua organização interna a partir dos quatro componentes do processamento: entrada, armazenamento, processamento e saída.

Executar a instalação de sistemas operacionais, aplicativos e drivers em computadores.

Identificar e solucionar problemas de hardware e software em computadores.

Compreender as técnicas, metodologias e ferramentas de game design para aplicá-las na criação do conceito de um jogo.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Comunicar um ou mais dispositivos por meio de comunicação sem fio para troca de informações, envio ou recebimento de comandos e instruções.

Conhecimentos:

História da tecnologia; história dos computadores; identificação de computadores.

Arquitetura e organização de computadores; componentes de hardware.

Sistemas operacionais; instalação e desinstalação de aplicativos; instalação e remoção de drivers

Atualização de software; instalação de antivírus e antimalware; configurações de segurança e privacidade (Firewall); procedimentos de BackUp.

Design de jogo; Conceito e componentes de um jogo; Processos de criação de jogos; Estados de um jogo; Gameplay; Game Design Document.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

Componentes e padrões de comunicação Bluetooth; Componentes, padrões e protocolos para conexão pela internet.

Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.