Início
Sobre
Currículo Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Prof. Téc. Tecnologia e Computação Prof. Téc. Ciência de Dados
FAQ
Contato
Currículo de
Tecnologia
e Computação
Imagem com a logo do CIEB
Início
Sobre
Currículo Educação Básica Currículo Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação
BNCC
Currículo
Educação Básica Ed. Prof. Téc. Tecnologia e Computação Ed. Prof. Téc. Ciência de Dados

Após responder estes 4 campos, o currículo será imediatamente disponibilizado . Obrigado(a)!

*Dados obrigatórios
Verifique o bloqueador de pop-up do seu navegador.
  • Busca avançada:
  • Habilidades BNCC
  • Materiais de Referência
  • Palavras-chave
27 habilidades encontradas e 1 competência encontrada do Currículo Educação Básica. 0 competências encontradas do Currículo Educação Profissional Técnica para algoritmos.
Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Pensamento Computacional
Algoritmos
PCEIAL01 - Compreender o conceito de algoritmo como uma sequência de passos ou instruções, percebendo que existem diferentes algoritmos para resolver um mesmo problema
BNCC:

[ EI03ET04] Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas lingua...

Palavras-chave:
algoritmo problema sequência
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC01AL01 - Compreender o conceito de algoritmo como uma sequência de passos ou instruções, por meio de símbolos, sinais ou imagens, que pode ser executada e verificada por meio da depuração.
BNCC:

[ EF15AR10] Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos,...

Palavras-chave:
algoritmo depuração espaço experimentar instruções movimento ritmo sequência
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC01DE01 - Exercitar a decomposição, por meio da quebra de atividades rotineiras em diversos passos ou instruções
BNCC:

[ EF01LP20] Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avi...

Palavras-chave:
algoritmo decomposição instruções ordem sequência
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC02AL01 - Compreender o uso de repetição com número fixo de iterações
BNCC:

[ EF02MA07] Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a...

Palavras-chave:
algoritmo iterações problema repetição
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC02AL02 - Escrever algoritmos simples em português estruturado
BNCC:

[ EF02MA08] Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça...

[ EF02MA12] Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localiza...

Palavras-chave:
algoritmo instruções linguagem problema
Ensino Fundamental I - 2º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC02DE01 - Decompor, identificar e explicar a função das partes e sensores encontrados em dispositivos digitais e seus usos em algoritmos
BNCC:

[ EF02CI02] Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de u...

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
algoritmo celular digital dispositivo eletrônico jogos sensores tecnologia áudio
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC03AL01 - Descrever os algoritmos de operações aritméticas simples
BNCC:

[ EF03LP11] Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (rec...

[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...

Palavras-chave:
algoritmo números naturais operações aritméticas problema texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC03AL02 - Compreender o conceito de variável e usar algoritmos para modificar seus valores
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

Palavras-chave:
algoritmo números naturais problema variável
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC03RP02 - Prever o resultado de algoritmos e identificar padrões de entrada/saída
BNCC:

[ EF03MA03] Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o...

[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

Palavras-chave:
algoritmo entrada números naturais padrões problema saída
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC04AL01 - Executar algoritmos simples, em português estruturado, que contenham decisões que utilizam operadores relacionais e lógicos
BNCC:

[ EF04MA05] Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de...

[ EF35EF08] Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de ...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo operadores relacionais operações segurança
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC05AB01 - Conhecer representações concretas para listas, filas e pilhas
BNCC:

[ EF05GE09] Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizand...

Palavras-chave:
digital representações
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC05AL01 - Conhecer e utilizar algoritmos com repetições
BNCC:

[ EF05MA01] Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de m...

[ EF05MA02] Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compree...

Palavras-chave:
algoritmo composição contagem decomposição escrever ler numeração decimal números naturais ordenar repetições
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC06AL01 - Experienciar e construir algoritmos com desvios condicionais utilizando uma linguagem de programação visual (blocos)
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo desvios condicionais experienciar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC06AL02 - Encontrar e solucionar problemas em programas (depurar) utilizando uma linguagem de programação visual (blocos)
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo depurar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC06DE01 - Identificar e categorizar elementos que compõem a interface de um ambiente de programação visual (menus, botões, painéis etc.)
BNCC:

[ EF69AR02] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os n...

[ EF69AR06] Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas o...

Palavras-chave:
algoritmo interface programação visual
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC06RP01 - Identificar padrões de instruções que se repetem em um algoritmo e utilizar um módulo ou função para representar estas instruções
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma função instruções linguagem módulo número natural padrões problema usuário
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC07AB02 - Identificar o uso da recursão nas diferentes áreas (artes, literatura, matemática etc.)
BNCC:

[ EF07CI11] Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas ...

[ EF07MA14] Classificar sequências em recursivas e não recursivas, reconhecendo qu...

Palavras-chave:
digital recursiva recursividade recursão tecnologia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC07AL01 - Experienciar e construir diferentes algoritmos com repetições, utilizando uma linguagem de programação textual, identificando as semelhanças com a linguagem de programação visual (blocos)
BNCC:

[ EF07MA05] Resolver um mesmo problema utilizando diferentes algoritmos...

[ EF07MA07] Representar por meio de um fluxograma os passos utilizados para resolv...

[ EF07MA13] Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, pa...

Palavras-chave:
algoritmo fluxograma linguagem problema programação programação visual
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC07DE01 - Compreender que a automatização de um problema é composta pela definição dos dados (representação abstrata da realidade) e do processo (algoritmo)
BNCC:

[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...

[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...

Palavras-chave:
algoritmo automatização cálculo dado mudanças problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC07RP01 - Identificar elementos que se repetem em diferentes softwares e compreender a modularização ou reuso de algoritmos
BNCC:

[ EF07MA06] Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma ...

Palavras-chave:
algoritmo interface modularização problema software
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC08AB02 - Conhecer os algoritmos de pesquisa em dados
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo porcentagens problema tecnologia vetor
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC08AL01 - Experienciar e construir algoritmos de média complexidade utilizando uma linguagem de programação
BNCC:

[ EF08MA09] Resolver e elaborar, com e sem uso de tecnologias, problemas que possa...

[ EF08MA10] Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não re...

Palavras-chave:
algoritmo equações polinomiais fluxograma linguagem de programação problema sequência numérica tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC08DE01 - Compreender o conceito de paralelismo, identificando ações em algoritmos que podem ser executadas simultaneamente.
BNCC:

[ EF08MA03] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a apl...

[ EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e const...

Palavras-chave:
algoritmo contagem fluxograma paralelismo problema sequência numérica
Ensino Fundamental II - 9º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD09CR01 - Compreender o conceito de criptografia e sua aplicação para segurança no tráfego de informações em redes
BNCC:

[ EF09HI33] Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais ger...

Palavras-chave:
algoritmo criptografia dado desenvolvimento rede segurança tecnologia textos transformações tráfego
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC09AB01 - Compreender e identificar em um algoritmo a necessidade de utilizar a recursividade para solucionar um problema
BNCC:

[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...

Palavras-chave:
algoritmo notação científica números reais operações problema recursividade recursão
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC09AL01 - Desenvolver algoritmos que utilizem recursão, compreendendo os efeitos do escopo de uma variável
BNCC:

[ EF09MA05] Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia d...

Palavras-chave:
algoritmo educação financeira funções porcentagens problema programa recursão tecnologia variável
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC09DE01 - Compreender o que são programas modulares e por que incentivar sua reusabilidade, inclusive utilizando orientação a objetos
BNCC:

[ EF09MA03] Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes ...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo expoente racionário números reais potência programas modulares reusabilidade

Competências Ensino Médio

PCEMPC01
Cultura digital ( Cd)
80 horas
Resolver problemas por meio do desenvolvimento de algoritmos e implementá-los em linguagens de programação textual.
Habilidades:

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Avaliar diferentes soluções algorítmicas para um mesmo problema em termos de desempenho e complexidade de tempo e espaço.

Distinguir e utilizar diferentes tipos de dados (numéricos, textos e booleanos) em algoritmos e conhecer suas representações pelo computador.

Utilizar estruturas de controle de fluxo de execução de comandos em algoritmos e programas: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Organizar programas em módulos (procedimentos, funções ou subrotinas), realizando a troca de dados entre eles por diferentes estratégias: por valor, referência e resultado.

Conhecimentos:

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Medidas de desempenho e complexidade de algoritmos.

Tipos de dados e suas representações pelo computador.

Estruturas de controle do fluxo de execução de comandos: estruturas sequenciais, laços de repetição, estruturas de decisão, de processamento paralelo e tratamento de exceção.

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Modularização de código através do uso de funções e procedimentos com passagem de valores por valor, referência e resultado.

Imagem com a Logo do CIEB
Rua Laboriosa, 37
CEP 05434-060
São Paulo - SP
11 3031.7899
  • Início
  • Sobre o Curriculo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • BNCC
  • Acesso ao Currículo:
  • Educação Básica
  • Educação Profissional Técnica Tecnologia e Computação
  • Educação Profissional Técnica Ciência de Dados
  • FAQ
  • Contato
CC BY-SA
O conteúdo publicado no site do CIEB está licenciado com a Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, a menos que condições e/ou restrições adicionais específicas estejam claramente explícitas na página correspondente.