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Etapas da Educação
Conceitos

Habilidades

Educação Infantil
Pensamento Computacional
Decomposição
PCEIDE01 - Compreender o conceito de decomposição por meio do agrupamento de brinquedos, de acordo com critérios
BNCC:

[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...

[ EI03ET05] Classifcar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenç...

Palavras-chave:
decomposição
Ensino Fundamental I - 1º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD01RD01 - Classificar objetos que contêm códigos usando diferentes critérios
BNCC:

[ EF01MA01] Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em ...

[ EF01MA09] Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, ...

Palavras-chave:
contagem critério código números naturais ordem quantidade
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC01AB01 - Compreender que os computadores não têm inteligência e apenas realizam o que é programado
BNCC:

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
computador cuidado expressar inteligência programa
Ensino Fundamental I - 1º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC01AL01 - Compreender o conceito de algoritmo como uma sequência de passos ou instruções, por meio de símbolos, sinais ou imagens, que pode ser executada e verificada por meio da depuração.
BNCC:

[ EF15AR10] Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos,...

Palavras-chave:
algoritmo depuração espaço experimentar instruções movimento ritmo sequência
Ensino Fundamental I - 2º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD02CR01 - Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
BNCC:

[ EF02GE09] Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagen...

[ EF12LP08] Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do prof...

Palavras-chave:
busca internet ler ordenação texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD03LD03 - Usar softwares educacionais
BNCC:

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
explorar mídia programa software texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Cultura Digital
Tecnologia e Sociedade
CD03TS01 - Relacionar o uso da tecnologia com as questões socioeconômicas, locais e regionais
BNCC:

[ EF03GE08] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas cau...

[ EF03HI11] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e...

[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...

Palavras-chave:
consumo expressar famílias problema ritmo socioeconômicas tecnologia
Ensino Fundamental I - 3º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD03CR01 - Compreender a diferença entre redes sem fio e cabeadas quanto ao tráfego de informações
BNCC:

[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...

Palavras-chave:
computador internet rede tráfego
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC03AB01 - Compreender a distinção entre dado e informação, representando-os de maneiras alternativas (números, instruções ou imagem)
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
cálculo dado dispositivo problema texto
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC03AB02 - Entender que o computador utiliza números binários para representar todos os dados
BNCC:

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
binários computador cálculo dado problema
Ensino Fundamental I - 3º ano
Pensamento Computacional
Reconhecimento de Padrões
PC03RP02 - Prever o resultado de algoritmos e identificar padrões de entrada/saída
BNCC:

[ EF03MA03] Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o...

[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...

[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...

Palavras-chave:
algoritmo entrada números naturais padrões problema saída
Ensino Fundamental I - 4º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD04LD03 - Usar simuladores educacionais
BNCC:

[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...

[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...

[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...

Palavras-chave:
colaboração digital simulador software texto
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD04RD01 - Conhecer o sistema de numeração binário
BNCC:

[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...

Palavras-chave:
algoritmo binário cálculo números naturais problema sistema
Ensino Fundamental I - 4º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD04CR01 - Compreender o tráfego de informações e o conceito de largura de banda
BNCC:

[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...

Palavras-chave:
banda larga internet rede texto tráfego vídeo
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC04AL01 - Executar algoritmos simples, em português estruturado, que contenham decisões que utilizam operadores relacionais e lógicos
BNCC:

[ EF04MA05] Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de...

[ EF35EF08] Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de ...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo operadores relacionais operações segurança
Ensino Fundamental I - 4º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC04DE01 - Classificar dispositivos digitais de acordo com suas características, usos ou funcionalidades
BNCC:

[ EF04MA08] Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas...

Palavras-chave:
agrupamento dispositivo funcionalidade número
Ensino Fundamental I - 5º ano
Cultura Digital
Cidadania Digital
CD05CD02 - Citar fontes e materiais utilizados, levando em consideração o respeito à privacidade dos usuários e as restrições pertinentes
BNCC:

[ EF05LP05] Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbai...

Palavras-chave:
fonte privacidade tempos verbais
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD05RD01 - Conhecer as medidas usuais de informação digital (byte, Kilobyte, Megabyte, Terabyte)
BNCC:

[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...

Palavras-chave:
arquivo byte computador digital informação kilobyte megabyte problema terabyte transformações
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD05HS01 - Conhecer sistemas operacionais
BNCC:

[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...

Palavras-chave:
computador dispositivo eletrônico hardware jogo pesquisa recursos digitais sistemas operacionais software tablet tecnologia vídeo áudio
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD05CR01 - Realizar pesquisas avançadas na internet
BNCC:

[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....

Palavras-chave:
internet texto
Ensino Fundamental I - 5º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD05CR02 - Compreender os critérios de ordenação dos resultados de buscadores da internet
BNCC:

[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...

Palavras-chave:
internet transformações web
Ensino Fundamental I - 5º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC05DE01 - Identificar e decompor operandos, operações e prioridades em expressões aritméticas
BNCC:

[ EF05MA08] Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números n...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo divisão expressões aritméticas multiplicação números naturais operações problema
Ensino Fundamental II - 6º ano
Tecnologia Digital
Comunicação e Redes
TD06CR01 - Compreender fundamentos básicos do funcionamento da internet
BNCC:
Palavras-chave:
dado internet vídeo
Ensino Fundamental II - 6º ano
Pensamento Computacional
Algoritmos
PC06AL01 - Experienciar e construir algoritmos com desvios condicionais utilizando uma linguagem de programação visual (blocos)
BNCC:

[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...

Palavras-chave:
algoritmo desvios condicionais experienciar fluxograma linguagem número natural problema programação visual
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Representação de Dados
TD07RD01 - Compreender o conceito de banco de dados e fundamentos da organização da informação em bancos de dados
BNCC:

[ EF07MA37] Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulg...

Palavras-chave:
chave primária código dado mídia
Ensino Fundamental II - 7º ano
Tecnologia Digital
Hardware e Software
TD07HS01 - Compreender princípios básicos da interação humano-computador
BNCC:

[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...

[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...

Palavras-chave:
computador eletrônico internet jogo navegação sistema tecnologia transformações
Ensino Fundamental II - 7º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC07DE01 - Compreender que a automatização de um problema é composta pela definição dos dados (representação abstrata da realidade) e do processo (algoritmo)
BNCC:

[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...

[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...

Palavras-chave:
algoritmo automatização cálculo dado mudanças problema tecnologia
Ensino Fundamental II - 8º ano
Cultura Digital
Letramento Digital
CD08LD01 - Compartilhar informações por meio de redes sociais.
BNCC:

[ EF08LP14] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articulado...

[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...

Palavras-chave:
coesão compartilhamento de informações cultura digital digital rede texto ética
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC08AB02 - Conhecer os algoritmos de pesquisa em dados
BNCC:

[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...

Palavras-chave:
algoritmo cálculo porcentagens problema tecnologia vetor
Ensino Fundamental II - 8º ano
Pensamento Computacional
Decomposição
PC08DE01 - Compreender o conceito de paralelismo, identificando ações em algoritmos que podem ser executadas simultaneamente.
BNCC:

[ EF08MA03] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a apl...

[ EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e const...

Palavras-chave:
algoritmo contagem fluxograma paralelismo problema sequência numérica
Ensino Fundamental II - 9º ano
Pensamento Computacional
Abstração
PC09AB01 - Compreender e identificar em um algoritmo a necessidade de utilizar a recursividade para solucionar um problema
BNCC:

[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...

Palavras-chave:
algoritmo notação científica números reais operações problema recursividade recursão

Competências Ensino Médio

TDEMRM01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar e utilizar ambientes imersivos de realidade aumentada, virtual ou misturada, desenvolvendo pensamento crítico sobre usos, limitações, desafios e cuidados nestes ambientes.
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet

Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.

Projetar aplicações, experiências ou ambientes imersivos em realidades virtuais ou aumentadas.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Interação humano-computador

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.

Plataformas de criação de realidade virtual e aumentada.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Aplicações de Inteligência Artificial.

Princípios de modelagem tridimensional.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

TDEMIA01
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Criar e utilizar aplicações de Inteligência Artificial e suas tecnologias subjacentes, refletindo sobre os impactos sociais, culturais e ambientais desta tecnologia em cenários de utilização.
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet

Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Compreender os impactos sociais, ambientais e culturais da Inteligência Artificial.

Utilizar serviços web, APIs ou bibliotecas para criar aplicações de Inteligência Artificial para um contexto escolhido.

Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.

Posicionar-se e argumentar criticamente face ao uso da Inteligência Artificial.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Interação humano-computador

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Inovação tecnológica; mercado de trabalho; economia.

Plataformas e serviços de Inteligência Artificial.

Aplicações de Inteligência Artificial.

Impactos da Inteligência Artificial na sociedade.

Princípios de modelagem tridimensional.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

GEDDS06
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Compreender e apresentar insights sobre dados em vários formatos, incluindo apresentações orais, relatórios escritos e visualizações interativas sobre tópicos em gestão de dados
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet

Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Interação humano-computador

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Aplicações de Inteligência Artificial.

Princípios de modelagem tridimensional.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

BGDAT04
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Compreender e apresentar insights sobre dados em vários formatos, incluindo apresentações orais, relatórios escritos e visualizações interativas sobre tópicos em Big Data
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet

Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Interação humano-computador

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Aplicações de Inteligência Artificial.

Princípios de modelagem tridimensional.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

ANEDS05
Cultura digital ( Cd)
40 horas
Compreender e apresentar insights sobre dados em vários formatos, incluindo apresentações orais, relatórios escritos e visualizações interativas sobre tópicos em análise de dados
Habilidades:

Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.

Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet

Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito

Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados

Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas

Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)

Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.

Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos

Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).

Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)

Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.

Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.

Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.

Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.

Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.

Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.

Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.

Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.

Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.

Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.

Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.

Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.

Conhecimentos:

Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news

Repositórios e mecanismos de busca específicos

Interação humano-computador

Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração

Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.

Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.

Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.

Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.

Aplicações de Inteligência Artificial.

Princípios de modelagem tridimensional.

Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital

Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores

Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).

Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.

Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.

Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;

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