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Habilidades
[ EI03ET01] Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas prop...
[ EI03ET05] Classifcar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenç...
[ EF01MA01] Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em ...
[ EF01MA09] Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, ...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF15AR10] Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos,...
[ EF02GE09] Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagen...
[ EF12LP08] Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do prof...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF03GE08] Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas cau...
[ EF03HI11] Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e...
[ EF15LP09] Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando...
[ EF03MA17] Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida ...
[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...
[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....
[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...
[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....
[ EF03MA03] Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o...
[ EF03MA05] Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para res...
[ EF03MA06] Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significado...
[ EF15LP06] Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colabor...
[ EF15LP07] Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ...
[ EF15LP08] Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar...
[ EF04MA03] Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e...
[ EF04HI08] Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cult...
[ EF04MA05] Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de...
[ EF35EF08] Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de ...
[ EF04MA08] Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas...
[ EF05LP05] Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbai...
[ EF05MA19] Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprim...
[ EF15AR26] Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, anima...
[ EF35LP04] Inferir informações implícitas nos textos lidos....
[ EF05GE06] Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de com...
[ EF05MA08] Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números n...
[ EF06MA04] Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxogram...
[ EF07MA37] Interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulg...
[ EF67EF01] Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diverso...
[ EF67EF02] Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônico...
[ EF07CI01] Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e pro...
[ EF07CI06] Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na ...
[ EF08LP14] Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articulado...
[ EF89LP02] Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar et...
[ EF08MA04] Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, inc...
[ EF08MA03] Resolver e elaborar problemas de contagem cuja resolução envolva a apl...
[ EF08MA11] Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e const...
[ EF09MA04] Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação ...
Competências Ensino Médio
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito
Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados
Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.
Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.
Entender as tecnologias subjacentes aos conceitos das realidades virtual e aumentada.
Projetar aplicações, experiências ou ambientes imersivos em realidades virtuais ou aumentadas.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Interação humano-computador
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.
Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.
Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.
Reconhecimento de imagem; reconhecimento de padrões; computação gráfica.
Plataformas de criação de realidade virtual e aumentada.
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Aplicações de Inteligência Artificial.
Princípios de modelagem tridimensional.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito
Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados
Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.
Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Compreender os impactos sociais, ambientais e culturais da Inteligência Artificial.
Utilizar serviços web, APIs ou bibliotecas para criar aplicações de Inteligência Artificial para um contexto escolhido.
Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.
Posicionar-se e argumentar criticamente face ao uso da Inteligência Artificial.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Interação humano-computador
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.
Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.
Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Inovação tecnológica; mercado de trabalho; economia.
Plataformas e serviços de Inteligência Artificial.
Aplicações de Inteligência Artificial.
Impactos da Inteligência Artificial na sociedade.
Princípios de modelagem tridimensional.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito
Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados
Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.
Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Interação humano-computador
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.
Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.
Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Aplicações de Inteligência Artificial.
Princípios de modelagem tridimensional.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito
Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados
Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.
Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Interação humano-computador
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.
Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.
Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Aplicações de Inteligência Artificial.
Princípios de modelagem tridimensional.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;
Compreender como áudios e vídeos são produzidos, armazenados e compartilhados na internet.
Compreender o funcionamento de um mecanismo de busca da internet
Realizar pesquisas avançadas na internet com algum propósito
Realizar pesquisas em diferentes fontes de informação e avaliar a confiabilidade dos dados
Pesquisar em repositórios científicos e compreender formas de avaliar o impacto de pesquisas
Distinguir características da evolução da tecnologia e seus impactos no cotidiano e na comunicação entre os seres humanos (consumo, meios de comunicação, saúde, educação, lazer, dentre outros)
Identificar princípios e técnicas de diagramação e editoração, relfetindo sobre sua aplicabilidade e usos.
Compreender os fundamentos do desenho técnico e vetorial, refletindo sobre sua aplicabilidade e usos
Identificar ferramentas de editoração eletrônica de imagens e de projeto assistido por computador (CAD).
Desenvolver projetos com uso de ferramentas de editoração eletrônica ou de projeto assistido por computador (CAD)
Utilizar as tecnologias na composição de currículo pessoal e em tarefas relacionadas ao dia a dia de escritórios e locais de trabalho em geral.
Aplicar tecnologias e técnicas para mitigar riscos à privacidade, confidencialidade e proteção de dados pessoais.
Entender os benefícios, cuidados e potencial de uso da realidade virtual e realidade aumentada em diversos contextos.
Descarregar, transferir e preparar imagens digitais, utilizando software apropriado.
Reconhecer e avaliar aplicações de Inteligência Artificial em diversos cenários e usos.
Identificar os recursos das ferramentas de modelagem tridimensional.
Compreender os fundamentos de animação e engines de jogos.
Conhecer os princípios de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores.
Utilizar apropriadamente constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários) e objetos em algoritmos e programas.
Criar especificações de funcionalidades para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades de diferentes tipos de usuários(as) e situações de uso, considerando fatores como usabilidade, acessibilidade e Experiência do Usuário.
Criar interfaces gráficas atendendo a critérios de estética, usabilidade, acessibilidade e padrões de interação recomendados pelo fabricante do sistema operacional.
Conhecer os princípios e principais componentes da eletrônica, como LEDs, resistores, capacitores e seus papéis em um circuito elétrico.
Cidadania digital: Identidade no mundo virtual, vivência online e pensamento crítico
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Repositórios e mecanismos de busca específicos. Análise crítica da informação, confiabilidade de informações e fake news
Repositórios e mecanismos de busca específicos
Interação humano-computador
Produção de materiais gráficos. Técnicas de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste)
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Produção de materiais gráficos. Princípios básicos do design (proximidade, alinhamento, repetição e contraste). Alternativas de softwares de diagramação e editoração
Tecnologias no cotidiano do fazer profissional.
Antivírus; antimalware; firewall; permissões de usuários(as); autenticação e senhas.
Fundamentos e aplicações de realidade aumentada e virtual.
Tratamento de imagens fotográficas digitais: definição, princípios, diferença entre tratar imagens e manipular imagens. Arquivo digital: definição; princípio de funcionamento; tipos de arquivo. Programas de edição de imagens.
Aplicações de Inteligência Artificial.
Princípios de modelagem tridimensional.
Princípios de modelagem tridimensional. Animação digital
Processos de criação, compilação/interpretação, execução, depuração e teste de programas de computadores
Armazenamento e organização de dados na memória do computador utilizando constantes, variáveis, conjuntos (arranjos unidimensionais, bidimensionais e superiores, listas e dicionários).
Levantamento e especificação de requisitos de sistemas.
Usabilidade; Acessibilidade; Design de Experiência do Usuário; Interação humano-computador para aplicações móveis.
Eletricidade; Circuitos elétricos; Resistores; Capacitores; LEDs;