Sobre o Currículo Educação Profissional Técnica

O que é?


Este Currículo de Referência para o Curso Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Tecnologia e Computação foi desenvolvido, pelo CIEB em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, para orientar o planejamento pedagógico de redes e instituições de ensino que disponibilizam ou planejam disponibilizar uma formação nas áreas de tecnologia e computação para estudantes do ensino médio.

Diversos estudos apontam para a necessidade de investir no desenvolvimento de profissionais com conhecimentos e habilidades nas áreas de tecnologia e computação para acompanhar as transformações sociais e as aceleradas mudanças em curso no mercado de trabalho, marcado cada vez mais pelo uso da automação e da inteligência artificial. Não por acaso, esses conhecimentos se tornaram relevantes para qualquer profissional, independentemente da carreira escolhida.

Este currículo atende a necessidades contemporâneas, além de estar alinhado à Base Nacional Comum Curricular e à proposta de incentivar o protagonismo juvenil. Os(as) estudantes podem seguir a jornada integral de formação e obter o diploma de Técnico(a) em Tecnologia e Computação ou cumprir parcialmente o programa e receber certificações intermediárias.

A trilha completa tem carga horária de 1,2 mil horas de atividades, distribuídas em três eixos: hardware e manutenção de computadores; redes e segurança de computadores; e aplicativos computacionais e sistemas para internet.

Cada eixo abrange um conjunto de unidades curriculares e traz a descrição de competências que serão trabalhadas, indicadores de avaliação e algumas sugestões de práticas pedagógicas inovadoras. O Currículo também dedica seções inteiras aos Projetos Integradores (entendidos como unidades curriculares que mobilizam diferentes competências para a realização de desafios reais), ao perfil docente e à infraestrutura necessária para a realização das atividades propostas. Outro destaque são as referências internacionais, em que são apresentadas diferentes abordagens para o ensino técnico de nível médio.


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Profissional Técnica em PDF

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A expectativa do CIEB é oferecer diretrizes e orientações aos gestores e gestoras educacionais e contribuir com a formação de técnicos e técnicos dotados de excelente base teórica e prática. São essas pessoas que vão nos ajudar, enquanto país, a encontrar respostas para os desafios do século 21.

Objetivos


Oferecer às redes de ensino e escolas apoio na implementação do Novo Ensino Médio no que se refere ao itinerário de formação técnica e profissional.
Contribuir com formação de cidadãos e cidadãs com visão sustentável sobre as dimensões econômica, ambiental e social do trabalho com as tecnologias, especialmente, a computação.
Incentivar o desenvolvimento nos(nas) estudantes de habilidades de empreendedorismo, cooperativismo, compreendendo a gestão da inovação, a iniciação científica, a gestão de pessoas, dentre outros fundamentos essenciais.
Motivar professores e professoras com sugestões de práticas pedagógicas inovadoras mediadas por tecnologia.
Oferecer orientações ao corpo docente sobre como aplicar conceitos das áreas de tecnologia e computação em sala de aula por meio de experiências de aprendizagem ativa.

Projeto Integrador


Cada eixo do currículo possui suas unidades curriculares, sendo uma delas chamada Projeto Integrador. Esta articula todas as unidades curriculares e suas respectivas competências em cada eixo, possibilitando ao(à) estudante uma vivência prática-profissional por meio de experiências nas quais são aplicadas seus conhecimentos em situações reais.

eixo: Hardware e manutenção de computadores
UC 01: Arquiteturas e Organização de Computadores
UC 02: Sistemas operacionais
UC 03: Manutenção de computadores
UC 04: Projeto Integrador
eixo: Redes e Segurança de computadores
UC 05: Redes de Computadores
UC 06: Planejamento e Instalação de redes de computadores
UC 07: Sistemas operacionais de redes
UC 08: Segurança de dados e de redes
UC 09: Projeto Integrador
eixo: Aplicativos computacionais e sistemas para internet
UC 10: Desenvolvimento de Software
UC 11: Desenvolvimento de sistemas para desktop
UC 12: Desenvolvimento de sistemas para internet
UC 13: Desenvolvimento de sistemas para dispositivos móveis
UC 14: Metodologias e Processos de Desenvolvimento de Software
UC 15: Design para Web
UC 16: Armazenamento e Visualização de Dados
UC 17: Projeto Integrador

Estrutura

Eixos
Unidades Curriculares
Competências
Conhecimentos
Habilidades
Atitudes
Projeto Integrador
Indicadores de Avaliação
Perfil do egresso
Infraestrutura
Perfil docente
Práticas Pedagógicas Inovadoras